AUTOR: Isabel Simões

DATA: 28.04.2022

DURAÇÃO: ...

A obra “A Mais Breve História da Rússia – dos Eslavos a Putin”, da autoria de José Milhazes foi apresentada na  Sala de São Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra na quinta-feira passada, dia 21 de abril

“José Milhazes viveu durante quatro décadas no país dos sovietes” lembrou o diretor da Biblioteca geral da UC, João Gouveia Monteiro. De acordo com o diretor da instituição em 1989, José Milhazes, começou a colaborar com a TSF e “mais tarde” com muitos outros órgãos de comunicação social “portugueses e estrangeiros”, entre eles a BBC”.

A pretexto da Guerra da Ucrânia, Gouveia Monteiro alertou para a necessidade de aprendermos mais sobre a história dos países da Europa de Leste

“Dos Eslavos a Putin” são mais de dois mil anos de história em que o autor dá uma visão da geografia, da história e dos grandes vultos de um país com impacto na vida de todos nós, na opinião sobre a obra de Vanda Amaro Dias, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). A professora da FLUC destaca alguns traços da obra.

Pronto durante a pandemia o livro esperou por momento mais oportuno para ser publicado. “Um livro para que qualquer pessoa possa ler”, afirmou o autor. José Milhazes recomendou também a leitura de Dostoievski para compreender as razões da atual política externa Russa.

Para o autor alguns russos ainda não se consideram como Europeus. E acrescentou que para Putin, a teoria do “mundo russo ainda não passou à história”.

“Esta Guerra na Ucrânia foi a Rússia que começou e podia não ter acontecido se a Europa e os Estados Unidos tivessem pensado com a cabeça e não com o bolso”, disse.