AUTOR: Isabel Simões

DATA: 10.06.2022

DURAÇÃO: ...

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, fez hoje um elogio ao povo português, no seu discurso no 10 de Junho, “a arraia-miúda” que construiu Portugal e se espalhou pelos oceanos e que “se desdobrou em dois” na independência do Brasil.

“É o povo português a razão de sermos o que somos e como somos, de sermos Portugal, viva o povo português, vivam os portugueses de ontem, de hoje e de sempre onde quer que façam Portugal. Viva o nosso querido Portugal”, declarou o chefe de Estado, na cerimónia militar comemorativa do 10 de Junho, na Avenida da Liberdade, em Braga.

Marcelo assinalou também a Cimeira dos Oceanos que vai ter lugar lugar em Lisboa no fim do mês de junho. Defendeu que “só é possível em Portugal porque o mesmo povo português escolheu o oceano como seu destino”.

“São os milhões e milhões de portugueses de carne e osso que fizeram Portugal, que fazem Portugal, que farão Portugal. Foi o povo que deu o que tinha e o que era sempre Portugal. Foi o povo português que cruzou oceanos e fez dos oceanos a nossa nova terra de futuro”, declarou.

De acordo com a Agência Lusa, o Presidente francês, Emmanuel Macron, vai estar em Lisboa no dia 30 de junho para participar na Conferência dos Oceanos. A Conferência dos Oceanos realiza-se em Lisboa entre 27 de junho e 01 de julho. Este encontro de alto nível sobre o futuro do mar e dos oceanos deveria ter decorrido em 2020, mas devido à pandemia foi adiado, decorrendo este ano. O evento é co-organizado com o Quénia e vai trazer a Portugal cerca de duas dezenas de chefes de Estado e Governo.

Marcelo Rebelo de Sousa também não esqueceu no discurso o acolhimento de imigrantes por Portgal, a importância dos municípios no desenvolvimento do país. Marcelo não esqueceu as Forças Armadas e as missões de paz que realizam.

Técnica de Vasco Santos e Tiago Gama

Com Agência Lusa

Fotografia:Sítio Oficial de Informação da Presidência da República Portuguesa