Livros Para Que Vos Quero
A RUC vai conversar com quem escreve, quem edita, quem vende e com quem lê.
A palavra escrita, à solta em 107.9 e em ruc.pt.
UM PROGRAMA DE:
Isabel Simões“Insulto à decência” livro de poesia erótica escrito a oito mãos por Ana Luiza Tinoco, Carol Braga, Greta Rocha e Sóverónica foi apresentado no Liquidâmbar no dia 20 de maio ao final da tarde.
As quatro poetas são cofundadoras do “Slam das Minas Coimbra”, um coletivo que promove a poesia falada e pretende “devolver a palavra às mulheres”.
“É um dia importante para nós, um gesto de esperança, uma necessidade de mudar o presente e melhorar o futuro”, explicou na apresentação, Jorgette Dumby, poeta que se apresenta na obra com o pseudónimo de Sóverónica.
À margem da iniciativa a RUC falou com Carol Braga, Greta Rocha e Sóverónica. Carol Braga revelou-nos que antes da escolha dos poemas fez todo o sentido discutir o papel do erotismo enquanto movimento social de mudança política. Para a autora a escolha dos poemas contidos no livro expressam a sua sexualidade e a forma como se coloca na sociedade.
Jorgette Dumby lamenta que o erotismo seja muitas vezes confundido com pornografia e adianta a importância do trabalho de Audre Lorde para empoderar as mulheres.
O silenciamento do trabalho feminino ao longo dos séculos leva muitas vezes a acreditar que são as primeiras em alguma coisa, desmistifica a poeta.
Greta Rocha sentiu-se desafiada e realça o prazer que sente em fazer poesia. O convite para produzir o desenho gráfico da obra e da comunicação de “Insulto à decência” foi recebido com carinho e emoção pela jovem poeta.
Como escreve Maria Villalobos no prefácio da obra “desejo ainda é um privilégio. Ainda é objeto de censura e julgamento”, pelo que, recomendamos a leitura.