Livros Para Que Vos Quero
A RUC vai conversar com quem escreve, quem edita, quem vende e com quem lê.
A palavra escrita, à solta em 107.9 e em ruc.pt.
UM PROGRAMA DE:
Isabel Simões“Hífen” o livro de Patrícia Portela foi apresentado em Coimbra na Casa da Esquina, na última quinta-feira, dia 12 de janeiro. A obra da autora foi agraciada com o Prémio Ciranda de 2022. A autora é editada pela Caminho.
Segundo Elsa Ligeiro, editora da Alma Azul e criadora do prémio, trata-se de um “livro inventivo e singular. O livro que o prémio esperava desde 2008”.
Emocionada a autora contou à RUC como o primeiro prémio que recebe a tocou. Afinal a literatura é como “pão para a alma”, disse.
A apresentação em Coimbra aconteceu à volta de uma mesa onde os participantes experimentaram algumas receitas baseadas em propostas do livro: «dukah», «água de anis para duas saladas. Uma vermelha. Uma amarela» e por fim «caldo de cogumelos».
Para além da agraciada esteve presente o seu editor Zeferino Coelho, contou-nos como o livro foi evoluindo ao longo do processo de criação. Editor de grandes autores portugueses e do único Prémio Nobel da Literatura português, Zeferino Coelho explicou-nos o processo criativo da autora. Em breve outros livros de Patrícia Portela vão chegar às livrarias, revelou o editor.
Como mencionou no jantar Isabel Campante, amiga de Patrícia Portela que apresentou a obra premiada, na primeira leitura de “Hífen” estamos a viver o momento da pandemia em que a autora adivinhou tudo o que aconteceu, na segunda leitura está lá a Europa e na terceira leitura descobrimos a revolução.
O Prémio Ciranda de 2022 foi patrocinado pelo município de Castelo Branco e vai estar em digressão pelo país em sessões de apresentação durante 2023.