Livros Para Que Vos Quero
A RUC vai conversar com quem escreve, quem edita, quem vende e com quem lê.
A palavra escrita, à solta em 107.9 e em ruc.pt.
UM PROGRAMA DE:
Isabel SimõesJosé Luís Peixoto foi o escritor convidado para a primeira conversa com escritores no âmbito da celebração dos cem anos da Biblioteca Municipal de Coimbra (BMC).
Natural de Galveias no Alentejo, o escritor tem 49 anos. Entre os prémios que recebeu está o Prémio Literário José Saramago que o surpreendeu aos 27 anos.
No dia 11 de janeiro arrebatou a audiência com a revelação de que já tinha sido sócio da Biblioteca Municipal de Coimbra. Foi na Biblioteca Municipal de Coimbra que teve o primeiro contacto com o escritor José Saramago. Na altura o jovem que ambicionava ser escritor não resistiu a pedir um autógrafo.
Em 2001 recebe o Prémio José Saramago com a obra “Nenhum Olhar”. E não foi a única obra escrita em Coimbra. Para o escritor os prémios são sinal de reconhecimento mas é preciso “relativizar”, disse.
Foram vários os prémios recebidos por José Luís Peixoto. Para além do Prémio José Saramago recebeu em 2007, com a obra “Cemitério de Pianos”, o Prémio Cálamo Otra Mirada, destinado ao melhor romance estrangeiro publicado em Espanha.
Em 2013, com “Livro”, venceu o prémio Libro d’Europa, atribuído em Itália ao melhor romance europeu publicado no ano anterior. Em 2016 recebeu, no Brasil, o Prémio Oeanos com “Galveias”. E em 2019 foi atribuído ao escritor The Best Translation Award no Japão.
Fotografia; BMC