Há Vida(s) Nesta Cidade!
sábados (14h00)
A ditadura da actualidade deixa para trás histórias de vida(s) de pessoas e instituições. A Rádio também se faz de pequenos momentos de intimidade em que as almas se abrem aos outros. Há Vida(s) Nesta Cidade propõe-se dar a conhecer gente que não pisa a ribalta da “espuma dos dias”.
UM PROGRAMA DE:
Isabel SimõesSão muitas as vidas que passam ou vivem na cidade de Coimbra e que a ditadura da atualidade não permite trazer na íntegra ou mesmo em parte a antena.
Hoje vamos novamente até Almalaguês onde o Teatrão realizou um debate do projeto 3DÊS – Em Campanha para Descentralizar, Discutir e Democratizar a Cultura
O projeto 3DÊS – Em Campanha para Descentralizar, Discutir e Democratizar a Cultura – d’ O Teatrão é um projeto que pretende saber das freguesias o que é necessário para descentralizar cultura. Em Almalaguês na tarde de sábado, dia 25 de maio, discutiu-se Cultura e de como a descentralizar. António Cândido, Manuel de Brito, Luísa Tiago Oliveira. Daniel Francisco moderou o debate.
Em programas passados ouvimos Manuel Brito falar-nos sobre as transformações no Desporto que o 25 de Abril trouxe – Manuel Brito fotografou uma das campanhas de dinamização do Movimento das Forças Armadas (MFA) em Trás-os-Montes e foi delas que nos falou.
Hoje vamos ouvir a Luísa Tiago Oliveira, falar-nos do Serviço Cívico Estudantil. O programa destinou-se aos estudantes que iam entrar na Universidade em 1974.
O programa desenvolveu-se sob tutela sob da Comissão Dinamizadora Central da 5ª Divisão, e contribuiu para ensinar algumas pessoas a ler e a escrever, para levar água e assistência médica a localidades remotas do país e levar desporto a crianças do país.
Luísa Tiago Oliveira a falou-nos da esperança patente na música “Grândola Vila Morena” de José Afonso e que a revolução perspetivou.
Daniel Francisco moderou a Conversa e deu-nos uma perspectiva da Fadiga Democrática que está a assolar as democracias europeias.
O projeto do Teatrão – 3DÊS – Em Campanha para Descentralizar, Discutir e Democratizar a Cultura é um dos 45 projetos apoiados pelo programa Arte pela Democracia, uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes
O projeto 3DÊS – Em Campanha para Descentralizar, Discutir e Democratizar a Cultura inspira-se nas campanhas de dinamização do Movimento das Forças Armadas “para pensar como trabalhar a descentralização da programação cultural”.
O projeto tem a realização de um Conselho de freguesia já no próximo dia 23 de junho na União de Freguesias de Assafarge e Antanhol.
São cinco as freguesias onde se vão realizar Conselhos
- 23 junho, 17h30 – Centro Cultural e Recreativo de Assafarge
- 28 junho, 21h – Sede da Junta de Freguesia de São Silvestre
- 29 junho, 17h30 – Casa da Freguesia, Brasfemes
- 6 julho, 17h30 – Sede da Junta de Freguesia de Ceira
- 7 julho, 17h30 – Espaço Cultural da União de Freguesias de Souselas e Botão
Cartaz d’ O Teatrão