AUTOR: Isabel Simões

DATA: 08.06.2024

DURAÇÃO: ...

Rafaela Santos, diretora artística da Amarelo Silvestre, esteve no Teatro Académico de Gil Vicente na quarta (5) e quinta-feira (6) de junho com o espetáculo “Corpo Título”, uma trabalho da Amarelo Silvestre e intérpretes convidados da companhia Dançando com a Diferença. Na primeira parte do programa estivemos à conversa com Rafaela Santos. Contou-nos como nasceu a ideia de produzir este espetáculo e de como o público está a receber a coprodução do TAGV (Coimbra), Teatro Viriato (Viseu) e Cineteatro Louletano (Loulé).

A conversa passou ainda pelas experiências que Rafaela Santos teve com as criadoras do mundo da dança, Olga Roriz e Madalena Victorino.

“Corpo Título” tem apresentação marcada para Portalegre, no Centro de Artes do Espectáculo, a 15 de junho.

Fotografia: Fotografia © Marlene Ramos, Viseu, 2024


O Teatrão está a desenvolver o projeto 3DÊS – Em Campanha para Descentralizar, Discutir e Democratizar a Cultura – um projeto que pretende saber das freguesias o que é necessário para descentralizar cultura.

Em Almalaguês na tarde de sábado discutiu-se Cultura e de como a descentralizar. António Cândido, Manuel de Brito, Luísa Tiago Oliveira e Daniel Francisco foram os oradores convidados.

Manuel Brito lembrou as transformações no Desporto que o 25 de Abril trouxe –  Fotografou uma das campanhas de dinamização do MFA em Trás-os-Montes e foi das fotografias que nos falou.

O projeto do Teatrão – 3DÊS – Em Campanha para Descentralizar, Discutir e Democratizar a Cultura é um dos 45 projetos apoiados pelo programa Arte pela Democracia, uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes.

O projeto tem a realização de um Conselho de Freguesia já no próximo dia 23 em na  União de Freguesias de Assafarge e Antanhol.

O Há Vida(s) Nesta Cidade! vai voltar ao projeto e ao que se passou em Almalaguês no próximo programa com a preleção de Luísa Tiago Oliveira e alguns dos elementos de discussão que teve lugar em Almalaguês na tarde de sábado, dia 24 de maio.