Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra realiza exposição com obras feitas pelos utentes
A Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) realizou a exposição “CARIMB’ARTE”: uma mostra de pintura com carimbos que desvenda os interesses dos seus utentes, entre os dias 3 e 17 de dezembro.
A exposição expôs obras de pinturas com carimbos, realizados por 13 utentes. Cada trabalho representava temas do interesse pessoal de cada um, como sítios onde viveram e momentos marcantes da sua vida.
De acordo com Pedro Santos, membro da APCC, o momento da inauguração foi marcante e destaca-o pela positiva: “foi um momento em que os utentes que criaram estes trabalhos estiveram presentes a explicar aquilo que fizeram ao público”.
Acrescenta ainda que este momento foi não só importante para os criadores das peças, como para o público que assistia à inauguração.
O objetivo desta exposição foi passar duas mensagens “muito importantes”: olhar para a pessoa com deficiência do lado da capacidade e a promoção da participação social, que consiste em fazer com que os utentes façam realmente parte do projeto e tenham um lugar próprio e ativo nele.
Pedro Santos revelou ainda que a adesão foi vasta: receberam não só familiares de utentes da Associação como visitantes sem ligações à APCC.
Imagem: APCC