[object Object]
26.01.2023POR Luís Pereira

Coimbra acolhe o primeiro TUMO em Portugal

O TUMO, um centro de estudos gratuito, com oferta formativa nas áreas da ciência, tecnologia e criatividade, dirigido a jovens com idades entre os 12 e os 18 anos, vai abrir portas em Coimbra no início do próximo ano letivo.

O primeiro centro TUMO a estabelecer-se em território nacional vai ser criado em Coimbra. Com origem na Arménia, este centro de estudos, que já teve mais de 60.000 alunos, está a expandir-se além fronteiras e em Coimbra vai ocupar o antigo edifício dos CTT, junto ao Mercado Municipal da cidade.

O centro de estudos pretende servir de complemento ao ensino tradicional e vai ter capacidade para receber mais de 1500 estudantes, entre os 12 e os 18 anos, que vão poder adquirir conhecimentos nas áreas da escrita criativa, música, desenho, fotografia, cinema, animação, programação e robótica. Há atividades duas vezes por semana, num total de quatro horas semanais. A aprendizagem é feita através de uma plataforma digital e workshops dados por especialistas.

O TUMO adota um modelo de ensino que permite aos estudantes escolherem aquilo que querem estudar, consoante as suas áreas de interesse. Os projetos desenvolvidos vão depois servir para os alunos formarem um portefólio de trabalhos. O responsável pelo TUMO de Coimbra, Pedro Santa Clara, acredita que o centro de estudos vai contribuir para a formação de uma juventude mais bem preparada para o futuro.

Pedro Santa Clara considera que este é um projeto de ensino transformador e esclarece que será disponibilizado de forma gratuita graças aos vários mecenas que apoiaram o projeto. Pretende-se que este seja um projeto inclusivo, para todos, que segue um modelo de aprendizagem classificado pelo responsável do TUMO de “inovador”.

Pedro Santa Clara exalta a componente prática do modelo de aprendizagem dos centros TUMO como algo muito valorizado pelos alunos. Diz mesmo que chega a ser “emocionante” ver grupos de jovens compenetrados a querer verdadeiramente aprender. O responsável acredita que “aprender a aprender será talvez a meta-competência mais importante para o futuro”.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, considera que este é um projeto imperdível para a cidade, disruptivo e  transformador para a juventude e para a educação. Afirma ainda que este projeto vai trazer mais gente à baixa de Coimbra e destaca o seu cariz inclusivo.

O centro TUMO de Coimbra vai iniciar as suas atividades no início do próximo ano letivo.

PARTILHAR: