[object Object]
23.12.2022POR Laura Rojo

Semana à Sexta: as cheias pelo país e a subida da tarifa da água em Coimbra

O presidente da empresa municipal “Águas de Coimbra” abordou diversas temáticas em assuntos da atualidade, como o impacto das chuvas fortes das últimas semanas e a reação ao aumento do valor das tarifas da água de Coimbra.

O programa temático do departamento de informação da Rádio Universidade de Coimbra acolheu, na passada sexta-feira, o professor do departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra e atual presidente da empresa municipal “Águas de Coimbra”, Alfeu Sá Marques, para comentar sobre os desastres naturais verificados pelo país. Fortes chuvas, cheias e inundações avassalaram principalmente as zonas de Algés e Oeiras na capital, mas Coimbra também sentiu estas consequências meteorológicas, principalmente perto do Rio Mondego.

Poucos minutos após o início do comentário, Alfeu Sá Marques esclareceu os ouvintes acerca das soluções de engenharia e infraestruturas, e como são muitas vezes insuficientes para conter os danos em situação de cheias. O convidado exemplifica com a existência de arquitetura antissísmica no terramoto de Lisboa de 1755, justificando que esta tecnologia não seria capaz de reduzir a destruição causada.

Ainda em relação às inundações de Algés, Alfeu Sá Marques reforça que não existe solução possível que impeça o desastre e apela a que determinadas zonas não sejam frequentadas em períodos específicos. No que diz respeito à relação a Coimbra, o professor universitário referiu alguns dos planos a realizar que controlem as cheias, mais especificamente na zona do Mercado D. Pedro V e na Praça 8 de Maio.

Relativamente às medidas a tomar para a prevenção de cheias e inundações, o presidente das Águas de Coimbra apela por uma maior consciência e responsabilidade cívica que passe, como exemplo, por cada pessoa retirar as folhas caídas das árvores nas sarjetas mais próximas, permitindo assim o escoamento da água.

Outro acontecimento da atualidade comentado foi o da subida da tarifa da água em Coimbra, com votos contra do PS e CDU, mas aprovada pela Câmara Municipal. Com a tarifa social inalterada, Alfeu Sá Marques critica a contestação uma vez que, segundo o mesmo, o aumento por dez mil litros é de 80 cêntimos. “É menos que uma bica”, afirmou o presidente das Águas de Coimbra.

No comentário de Alfeu Sá Marques no “Semana à Sexta”, ainda foram abordados outros tópicos como o impacto das alterações climáticas nestes desastres naturais e a impermeabilidade dos solos. Para ouvir o podcast completo do programa de 16 de dezembro já está disponível no separador “Podcasts.

(Fotografia: Águas de Coimbra)

PARTILHAR: