![[object Object]](/cdn-cgi/image/width=1920,quality=75,format=auto,onerror=redirect/https://bucket.ruc.pt/wp-content/uploads/2024/07/24142517/PSP.jpg)
Câmara de Coimbra propõe transferência da segunda esquadra da PSP para edifício municipal na Baixa
Câmara Municipal de Coimbra está a negociar com a PSP a transferência da segunda esquadra, atualmente instalada na Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, para um edifício municipal localizado na Baixa da cidade.
A presidente da autarquia, Ana Abrunhosa, explicou à RUC que o objetivo é garantir melhores condições de trabalho aos agentes e, simultaneamente, reforçar a presença de serviços no centro histórico. Em declarações à RUC, a autarca afirmou esperar uma resposta da PSP até ao verão.
Segundo Ana Abrunhosa, o município já reuniu com responsáveis pelas infraestruturas da PSP e o edifício para a possível instalação da esquadra está identificado. A Câmara disponibilizou-se para elaborar os projetos de arquitetura e especialidades.
Após a PSP apresentar o programa preliminar, e caso a solução avance, a autarquia admite assumir o papel de dona de obra suportar de início o investimento necessário, uma vez que a lei determina que seja ressarcida.
Além da melhoria das condições da segunda esquadra, a presidente considera que a medida poderá contribuir para dinamizar a Baixa, atraindo mais serviços e pessoas para a zona.
Na reunião do executivo municipal, foi ainda revelado que a PSP considera esta intervenção como prioridade de investimento.
No âmbito da estratégia de recuperação da Baixa, Ana Abrunhosa adiantou também que o projeto de construção da residência universitária deverá iniciar em breve. O financiamento está assegurado através do fundo “Coimbra Viva”, estando já resolvidas as questões relacionadas com a arqueologia.
A autarca manifestou ainda a expectativa de recuperar, a curto prazo, os edifícios degradados da Rua Direita que atualmente se encontram sustentados por uma estrutura metálica. Segundo explicou, estava pendente a saída de um comerciante que explorava um pequeno café no local, situação que já foi resolvida por acordo.
PARTILHAR:


