Imagem principal
22.03.2022POR Laura Rojo

PSP detém vinte pessoas no distrito de Coimbra

A PSP de Coimbra deteve hoje um grupo organizado composto por 20 pessoas, por suspeita de prática de furto de catalisadores, branqueamento de capitais, tráfico de pessoas, associação criminosa, detenção de arma proibida, entre outros.

Na conferência de imprensa realizada esta tarde no Comando Distrital de Coimbra da PSP, o comissário Renato Neto comunicou aos órgãos de comunicação social a detenção de 20 pessoas na Figueira da Foz. Alegadamente, de norte a sul do país, dedicavam-se ao furto de catalisadores. A Operação adotou o nome “PALLADIUM” e foi feita ao longo da manhã de hoje, dia 22 de março.

Dos 20 detidos, 16 eram homens e quatro mulheres, com idades entre os 30 e 40 anos, alguns com antecedentes criminais e relações familiares. Renato Neto explicou em detalhe a operação, e os crimes alegadamente praticados.

De seguida, o comissário explicou aos jornalistas como é que este grupo se organizava e como é que os crimes eram efetuados. O modo de atuação dos suspeitos era consideravelmente mais organizado, onde uns assumiam a qualidade de chefia e outros procediam ao furto de catalisadores e venda de droga na Figueira da Foz. Em relação ao momento do furto em si, Renato Neto esclareceu os detalhes e pormenores.

Ainda em relação às detenções de hoje, o comissário relembrou que a PSP já havia desencadeado diversas ações operacionais, mencionou em específico a “Operação Carbono”, realizada no ano passado. O comissário lembrou os resultados.

De regresso à Operação “PALLADIUM”, Renato Neto partilhou que os suspeitos foram detidos na realização de 30 buscas domiciliárias e cerca de 20 buscas a viaturas. A operação contou também com o envolvimento de 160 polícias do Comando de Coimbra, com reforço de agentes do Porto, Aveiro, Leiria e da GNR.

Os 20 suspeitos estão relacionados a vários furtos da zona de Coimbra e da Figueira da Foz. Entretanto, vão ser presentes a tribunal para primeiro interrogatório judicial.

PARTILHAR: