[object Object]

Avança protocolo entre Universidade de Coimbra e Polícia de Segurança Pública

Trata-se de um protocolo nos domínios da formação, investigação, inovação e transferência de conhecimento. O congresso sobre a qualidade de vida na polícia, com oradores e moderadores de renome, segundo a vice-reitora Cristina Albuquerque, explora a regulação emocional dos profissionais e formas de lidar com situações adversas.

Foram apresentados avanços na colaboração entre a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Universidade de Coimbra (UC), no contexto das celebrações do 145º aniversário do comando distrital conimbricense. O “protocolo de colaboração nos domínios da formação, investigação, inovação e transferência de conhecimento” foi assinado no ano passado pelo reitor da UC, Amílcar Falcão, e pelo diretor nacional da PSP, Manuel Augusto Magina da Silva.

O congresso “Quality of life in the police” foi apresentado por Cristina Alburqueque, vice-reitora da UC. O evento destaca-se pela presença de oradores e moderadores de renome, segundo a vice-reitora, e dois workshops: um baseado na regulação emocional da polícia e outro no“Facing out”, isto é, formas de lidar com situações adversas. O evento destina-se a políticos, profissionais de segurança, emergência e socorro, mas também a investigadores e estudantes interessados em promover a prevenção e mitigação dos efeitos das exigências emocionais do trabalho.

A qualidade de vida, entendida em sentido lato, e as condições psicológicas que lhe são inerentes são as bases do congresso e de uma parceria mais abrangente entre a UC e PSP, afirma Cristina Albuquerque.

Um dos pilares da universidade é, segundo as palavras do reitor, “a formação avançada e a produção de conhecimento”. Para concretizar esta missão, ao congresso juntam-se os projetos “Living the future academy” e Universidade Segura.

O comando distrital, Rui Moura, afirma que estão presentes todos os ingredientes para a construção de uma linha pioneira em Portugal entre diferentes entidades, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho da Polícia de Segurança Pública.

A comemoração contou com a presença do ministro da Administração Interna, João Luis Carneiro, e do diretor nacional da PSP.

A RUC tentou entrevistar Amilcar Falcão, no entanto o reitor não quis prestar declarações.

PARTILHAR: