![[object Object]](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fbucket.ruc.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2025%2F07%2F17204041%2FPHOTO-2025-07-17-19-14-52-scaled.jpg&w=3840&q=75)
Conferência de estudos clássicos reúne mais de 600 investigadores em Coimbra
Entre 15 e 18 de julho, vários espaços da Universidade de Coimbra abriram portas a debates. Com objetivo de recuperar questões da história e aplicá-las a problemas atuais, a conferência “Celtic Conference in Classics” trouxe a Coimbra investigadores de todo o mundo.
Criado em 1998, o “Celtic Conference in Classics (CCC)” é um projeto que procura descentralizar o centro de estudos clássicos das cidades de Oxford, Cambridge e Londres, no Reino Unido. Assim, cientistas de todos os continentes do mundo marcam, este ano, presença na cidade dos estudantes, que já havia recebido o evento em 2019 e 2023. A organização cabe ao Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (CECH) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (UC).
Carmen Soares, organizadora responsável, reforçou a interculturalidade da conferência e o ambiente de proximidade que se sente. Em entrevista, sublinhou também a presença de jovens classicistas, que trazem as famílias consigo.
A professora destacou ainda o livre-arbítrio na escolha dos temas a abordar na conferência. Questões como a liberdade ou a falta dela, emoções na construção do discurso político e o lugar da mulher na sociedade, estiveram em destaque nas discussões. Ao microfone da RUC, a integrante do CECH explicou também que, da conferência, resultam publicações, projetos e parcerias entre investigadores.
Durante os quatro dias de discussão, os oradores dialogam na Faculdade de Letras, no Departamento de Física, na Biblioteca Geral e no espaço do arquivo da Universidade de Coimbra. Segundo Carmen Soares, a troca de ideias entre investigadores é positiva e dinâmica, o que promove o interesse dos participantes.
Além dos momentos de discussão intelectual, o evento, autofinanciado, contou com espaços de convívio, como um “sunset” de receção aos cientistas. A organização do evento contou com o apoio das águas de Coimbra, de um produtor de vinhos da região, da Universidade de Coimbra e da Câmara Municipal.
PARTILHAR:
