Casa do Bairro promove ações de formação
A Baixa de Coimbra está a ser palco de um projeto inovador que pretende revitalizar o comércio local e capacitar os comerciantes para os desafios da era digital.
O projeto Bairros Comerciais Digitais criou um ponto de encontro onde comerciantes, colaboradores e até mesmo investidores podem aderir às ações de formação, deixar sugestões e colaborar na transformação da zona histórica da cidade.
As formações, dinamizadas pelo CEARTE, começaram no último trimestre do ano passado, com grande adesão: cerca de 30 participantes por sessão. Em 2025, o projeto arranca com 12 novas formações, a começar já no próximo dia 16 de janeiro. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas através da plataforma digital do projeto.Para não interferir com o horário do comércio, as formações são realizadas online e presencialmente, após as 19 horas ou ao sábado à tarde
Estas ações abordam temas como o uso de ferramentas digitais, marketing online, línguas estrangeiras e estratégias para criar lojas mais atrativas. O objetivo passa por dar ferramentas aos comerciantes para dinamizarem os seus negócios, sendo a principal necessidade dos mesmos, o digital e como utilizá-lo
O projeto já conta com cerca de 150 comerciantes inscritos na plataforma digital, que inclui um marketplace. A meta é ambiciosa: chegar a setembro de 2025 com ainda mais participantes, e o ritmo atual dá confiança de que o objetivo será atingido.
O Plano de Recuperação e Resiliência é o principal financiador do projeto sendo uma mais valia não só para os comerciantes como para a comunidade, evidencia Rosa Gonçalves, representante do projeto.
O futuro é promissor para os comerciantes da Baixa de Coimbra, com a possibilidade de extensão do projeto para além de 2025, a esperança é que estas iniciativas continuem a transformar a cidade.
Fotografia: Câmara Municipal de Coimbra