Primeira Casa do Bairro do País transporta Comércio da Baixa de Coimbra para era digital
A Casa do Bairro personifica um espaço físico e virtual que pretende impulsionar a transição digital entre comerciantes e instituições.
Primeira Casa do Bairro em Portugal foi inaugurada, na última segunda-feira, no Beco das Canivetas, em plena baixa de Coimbra. O espaço vai estar sob coordenação de Rosa Gonçalves, gestora do Bairro, com o apoio de 20 embaixadores de rua. A responsável refere a importância do ‘Marketplace’ para a divulgação dos produtos locais.
Também o presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, vê no projeto uma oportunidade de “dar um salto transformador na Baixa de Coimbra”. Para a concretização do programa, o autarca apela ao esforço e entreajuda dos comerciantes.
José Manuel Silva admite ter realizado um périplo para fotografar e dar a conhecer todo o comércio local aberto na Baixa da Cidade. Com isto, pretende transmitir aos mais céticos que a zona está viva.
O autarca espera que a Casa do Bairro, o MetroBus e a construção da primeira residência universitária nesta zona da cidade sejam fatores impulsionadores da revitalização da Baixa urbana de Coimbra.
O projeto @Baixa Coimbra está inserido no programa dos Bairros Comerciais Digitais, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e foi desenvolvido pelo Município de Coimbra, pela Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) e pela CoimbraMaisFuturo.
Fotografia: Câmara Municipal de Coimbra