![[object Object]](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fbucket.ruc.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2024%2F12%2F12140715%2Farea_delimitada.jpg&w=3840&q=75)
Coimbra une esforços para tornar comércio da baixa da Cidade atraente
O projeto @Baixa Coimbra é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência no âmbito dos Bairros Comerciais Digitais. O valor financiado é na ordem dos 1,236 milhões de euros.
O Salão Nobre dos Paços do Concelho do Município de Coimbra acolheu ontem o secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira assim como a gestora da Casa do Bairro, Rosa Gonçalves, embaixadores de rua e parceiros para a apresentação do projeto @Baixa Coimbra.
João Rui Ferreira, considerou o projeto da maior importância, uma vez que houve “um afastamento profundo das pessoas do centro das cidades” e que o projeto vai ao encontro do movimento contrário.
Um inquérito promovido pela câmara municipal apurou que existem 836 lojas comerciais na baixa da cidade e que 129 desses espaços estão vagos.
Após terminado o projeto em 2025, os comerciantes aderentes vão poder vender ‘online’ os seus produtos, entregá-los em casa dos clientes por meio de transportadora ou ir deixá-los num armário localizado em pontos predeterminados para o cliente levantar numa hora que lhe for mais conveniente.
Com o projeto, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, espera que a baixa da cidade se transforme num grande centro comercial ao ar livre e o leve aos conimbricenses e ao mundo.
O consórcio é constituído pelo Município de Coimbra, pela Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) e pela CoimbraMaisFuturo.
Até final de 2025 para além do Marketplace, a plataforma dará acesso a toda a informação turística, cultural e de mobilidade da baixa da cidade. Será também instalado mobiliário urbano como os cacifos digitais e não será esquecido o público mais jovem com instalação de duas mesas digitais.
Planta do Bairro Comercial Digital: Câmara Municipal de Coimbra
PARTILHAR:
