Lauren Mendinueta destaca importância de eventos culturais na cidade
Poeta evocou lírica camoniana e toda a sua influência na poesia de língua espanhola. Apresentação de novos autores marca Feira do Livro.
Lauren Mendinueta marcou presença na Feira do Livro de Coimbra, no encontro nacional de escritores, moderado por membros da Associação Portugal-Brasil 200 anos e Centro InterUniversitário de Estudos Camonianos da Universidade de Coimbra. Ao microfone da RUC, na emissão especial do passado dia 23, a poeta, ensaísta e tradutora colombiana dá destaque à importância e aos benefícios de eventos de literatura.
A escritora revela que, ao chegar a Portugal, o seu primeiro contacto com a poesia portuguesa foi Luís de Camões, assinalando a sua influência não só na poesia de língua portuguesa, mas também espanhola, evocando assim a temática dos 500 anos do nascimento do poeta português, que sustenta esta 45ª edição da feira do livro.
Lauren Mendinueta inspira-se em vários escritores da sua esfera de leitura e enfatiza que nenhum escritor está sozinho no universo da literatura. A poeta colombiana sublinha a influência da Feira do Livro, no sentido de dar a conhecer ao público novos autores, de modo a expandir os seus trabalhos.
Menciona também os diferentes espaços da Feira, e como isso dinamiza este evento. Releva a Praça das Famílias, localizada no Largo do Romal, que é um espaço importante, especialmente para as crianças, que podem estar sozinhas com um livro na mão. A poeta nota o interesse por parte de todas as faixas etárias pelos encontros literários e eventos que têm a ver com livros.
“Quem lê um livro, participa do livro, escreve o livro com o escritor ou com a escritora”, conta a poeta, que acredita nos livros como companhia, ao falar sobre as vantagens da leitura. Salienta ainda, a infinidade de mundos que existem dentro dos livros e a sua importância.
Fotografia: Isabel Simões