[object Object]
27.05.2024POR Luís Pereira

Mais de 100 de elementos garantem segurança da Queima

Antes da entrada no recinto, garrafas de vidro devem ser deixadas nos contentores apropriados para evitar acidentes. Tecnologia é ajuda importante no desempenho das tarefas dos operacionais.

As noites do parque da Queima das Fitas deste ano prolongam-se por nove dias, de 24 de maio a 1 de junho. Para garantir a segurança de todos os participantes, o evento conta com uma equipa composta por cerca de 100 elementos.

Ao terceiro dia de Queima, a Rádio Universidade de Coimbra (RUC) teve a oportunidade de conversar com Braga, um dos responsáveis pela segurança do evento, que partilhou alguns detalhes sobre o trabalho realizado pela equipa de segurança. O responsável afirmou que as zonas do recinto foram ligeiramente modificadas este ano, o que facilita o trabalho da segurança. Adiantou ainda qual o procedimento seguido quando ocorrem incidentes.

Braga revela que a atuação da equipa de segurança adapta-se consoante as especificidades de cada dia. Todas as noites os elementos da sua equipa asseguram rondas regulares e são colocados em pontos estratégicos.

Durante a noite, a equipa de segurança privilegia certas zonas do recinto. No início, concentram-se junto ao palco principal, garantindo a segurança durante os concertos principais. Depois dos concertos terminarem, deslocam-se para as tendas. Braga sublinha que todo o trabalho de planeamento é feito antes da queima começar.

Braga, que há mais de 20 anos assegura a segurança da Queima das Fitas, descreveu a evolução que a segurança do evento sofreu ao longo dos anos. Segundo o responsável, a introdução de tecnologia tem ajudado bastante, ao permitir uma coordenação mais eficiente das equipas e uma monitorização mais eficaz.

Braga fez ainda um apelo aos estudantes que visitem o Parque da Canção, no sentido destes deixarem as garrafas e bebidas que tragam consigo nos contentores apropriados, antes de entrarem no recinto, de modo a evitar acidentes.

As noites do parque da Queima das Fitas terminam no sábado dia 1 de junho, com a noite dedicada ao antigo estudante.

PARTILHAR: