Festival das Francesinhas atrai veraneantes ao Parque Manuel Braga
O bom tempo dos últimos dias e a qualidade das francesinhas “à moda do Porto” faz aumentar número de visitantes no Festival das Francesinhas da União de Freguesias de Coimbra.
À sombra do arvoredo do Parque Manuel Braga juntam-se colegas de trabalho e amigos, quer ao almoço, quer ao jantar. A chuva do fim de semana passado não demoveu os amantes da iguaria nortenha de irem ao Parque Manuel Braga.
Já o sol dos últimos dias provocou algumas filas no aceso às barraquinhas de Francesinhas à moda do Porto. O presidente da União de Freguesias de Coimbra (UFC), João Francisco Campos, faz para a RUC um balanço positivo da iniciativa.
No próximo fim de semana o Instituto do Mar e da Atmosfera prevê temperaturas máximas de 25 e 26 graus na sexta e no sábado. Embora a previsão para domingo seja na ordem dos 22 graus Celsius, o presidente da UFC já providenciou o reforço de mesas para satisfazer os comensais.
Segundo o presidente da UFC, os comerciantes escolhidos para marcarem presença no Festival das Francesinhas têm de obedecer a requisitos de qualidade e seguirem regras da iguaria, especialidade da cidade invicta.
O balanço positivo de iniciativas como o festival leva João Francisco Campos a prometer um verão com mais iniciativas e com alguma novidade como o Festival da Sardinha a ter lugar também no Parque Manuel Braga em junho.
No Terreiro da Erva irá ter lugar pela primeira vez um Festival da Madeira. Já em julho haverá no Parque Manuel Braga “o maior festival de insufláveis do país”.
No Festival das Francesinhas, pelo valor de dez euros, tem direito ao petisco acompanhado por batatas fritas e uma bebida.