CP investe em nova residência para estudantes em Coimbra
Objetivo é adaptar antigo dormitório operacional de Coimbra numa residência estudantil com 25 camas. Andreia Coutinho Lopes considera positiva a associação da CP ao Programa de Alojamento Estudantil a Custos Acessíveis.
A Comboios de Portugal (CP) vai investir cerca de 890 mil euros numa nova residência pública para estudantes na baixa de Coimbra. O investimento por parte da CP tem como objetivo adaptar o antigo dormitório operacional de Coimbra, situado na Rua do Arnado, numa residência estudantil com 25 camas.
A obra prevê-se estar concluída até 2025. O investimento surge no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), programa que prevê a disponibilização de 18 mil novas camas para estudantes em Portugal até 2026.
A decisão foi anunciada na passada terça-feira em Diário da República, e além desta residência em Coimbra, está previsto um investimento em outro alojamento para estudantes em Lisboa por parte da CP de cerca de 927 mil euros, também num dormitório operacional.
Andreia Coutinho Lopes, coordenadora da área do alojamento da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, grupo que gere o PNAES, considera positiva a associação da CP a esta iniciativa e um fator motivador para trabalhar no projeto.
A coordenadora esclareceu que além desta novidade na oferta de alojamento estudantil, há outros projetos de novas residências em curso em Coimbra, tanto para usufruto dos estudantes da Universidade de Coimbra como também para os do Instituto Politécnico de Coimbra e da Escola de Enfermagem de Coimbra.
O edifício vai dispor de dois pisos, uma área coberta de aproximadamente 600 metros quadrados e uma casa de banho para cada dois quartos. Em 2023, a CP anunciou a adesão ao Programa de Alojamento Estudantil a Custos Acessíveis, incluído no PNAES, com a promessa de disponibilizar as antigas instalações destes dois dormitórios operacionais.
Fotografia: Universidade de Coimbra