Projeto de voluntariado da UC vai apoiar alunos do secundário em risco de abandono escolar
Iniciado em 2022 para apoiar alunos do ensino superior e ajudá-los a não desistir da universidade, o projeto Step by Step vai agora apoiar alunos do secundário das escolas do Município de Coimbra.
A tutoria pré-universitária, tem como intenção acompanhar e apoiar o estudo de estudantes que frequentem o ensino secundário, entre o 7.º e o 12.º ano e que estejam em situação de risco.
As escolas do ensino secundário do Município de Coimbra onde existem alunos que necessitam de apoio escolar “estão já identificadas” pelo Governo. O início do apoio da UC a alunos do secundário depende do número e das áreas de estudo de tutores voluntários.
Em princípio, a UC espera iniciar a tutoria aos pré-universitários, no próximo ano letivo, adianta a coordenadora do Student Hub, Ana Querido.
A coordenadora do Student Hub, a loja do cidadão para estudantes da UC, falou com a RUC à margem do Festival do Novo Bauhaus Europeu e contou sobre as formas de participar no Step by Step.
Programa de Tutoria abriu inscrições no dia 8 de abril, quer para quem vai dar apoio (tutor/a), quer para quem necessita de apoio (tutorado/a). Ana Querido informa que a seguir segue-se uma fase de capacitação dos voluntários tutores.
O modelo de tutoria, presencial ou ‘online’, vai depender dos momentos, da vontade e da necessidade do aluno a apoiar. Caso os voluntários tutores pretendam desenvolver as ações de voluntariado nos seus municípios de origem, o projeto Step By Step para pré-universitários pode chegar a outras regiões do país.
Pode inscrever-se aqui como voluntário ou como aluno do ensino superior a necessitar de apoio escolar.
O Student Hub foi um dos oito projetos apresentados ontem, dia 13 de abril, no Itecons, no âmbito da 2.ª edição do Festival do Novo Bauhaus Europeu (NBE). A presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen lançou a iniciativa no discurso do estado da união em 2020. “Beleza, sustentabilidade, inclusividade” são palavras chave do NEB.
O Festival do Novo Bauhaus Europeu regressou, este ano, a Coimbra. Da comissão organizadora fazem parte quatro entidades parceiras – a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, o Itecons, o Jazz ao Centro Clube e a Universidade de Coimbra – às quais se juntou, também, a Associação Cultural Há Baixa.
Fotografia: UC@Sérgio Brito