[object Object]

Farmácia dos Pequenitos termina com balanço positivo do NEF/ACC

Iniciativa pretendeu mostrar às crianças a profissão dos farmacêuticos. Presidente do NEF/AAC acredita que a iniciativa pode desconstruir a imagem dos farmacêuticos para as crianças e de despertar o seu interesse na área.

Terminou esta quinta-feira a primeira edição da Farmácia dos Pequenitos, dinamizada pelo Núcleo de Estudantes de Farmácia da Associação Académica de Coimbra (NEF/AAC), no âmbito da Semana Mundial da Saúde, que se assinala anualmente a 8 de abril.

A iniciativa, que decorreu no interior do Portugal dos Pequenitos, pretendeu mostrar às crianças a profissão dos farmacêuticos e o seu papel ativo no ciclo de vida dos medicamentos. Os participantes tiveram oportunidade de fazer um itinerário por quatro setores da área da farmácia: investigação, indústria, controlo de qualidade e farmácia comunitária. Além deste percurso, foi reservado um espaço educacional para destacar a importância da vacinação, a proteção solar e a segurança dos medicamentos.

Carolina Gonçalves, presidente do NEF/AAC, conta que a ideia surgiu da vontade de poder chegar à geração mais jovem e de eliminar os estereótipos da profissão.

A dirigente do NEF/AAC acredita que a iniciativa pode desconstruir ideias das crianças relativas à imagem dos farmacêuticos, e de realizar uma missão que considera “ambiciosa”.

O número não é preciso, mas Carolina Gonçalves garante que mais de 500 crianças passaram pela Farmácia dos Pequenitos, número que “superou as expectativas da organização” e que é, segundo a presidente do NEF/AAC, “um objetivo irrealista que acabou por ser concretizado”. Terminada a iniciativa, Carolina Gonçalves fala de um impacto positivo nas crianças que passaram pela Farmácia dos Pequenitos durante os quatro dias.

Após considerarem esta edição “um sucesso”, Carolina Gonçalves acredita que as próximas direções do núcleo que preside vão apostar novamente nesta atividade, que é pioneira na área farmacêutica em Portugal.

Fotografia: Universidade de Coimbra

PARTILHAR: