“Denso”, Mostra Cultural e Artística da Região de Coimbra dá a conhecer artistas dos 19 concelhos da CIM
De 30 de janeiro a 3 de março, Centro Cultural Penedo da Saudade do IPC acolhe 26 peças de 19 municípios, entre escultura, pintura e fotografia. Em paralelo há toda uma programação cultural para dar a conhecer a diversidade cultural do território
Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM da Região de Coimbra) junta-se mais uma vez ao Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) para promover a segunda edição “DENSO, a II Mostra Cultural e Artística da Região de Coimbra”.
O presidente da CIM da Região de Coimbra, Emílio Torrão, destaca a importância de “preservar a memória” do território e envolver os 19 municípios numa mostra comum.
Jorge Conde, presidente do Instituto politécnico de Coimbra, lembrou que “Denso” está inserido no projeto @GIR – Gabinetes de Inovação Regional, iniciativa integrada na estratégia do IPC. A instituição espera contribuir para a atratividade da Região Centro. Para quem a visita, mas também para quem quer estabelecer nela o seu local de trabalho e residência.
Para além da exposição que vai ocupar quatro salas, vai existir uma programação paralela. Todos os dias, com exceção da terça-feira de carnaval e das segundas-feiras, o Centro Cultural Penedo da Saudade está aberto ao público.
Da programação paralela constam iniciativas de todos os municípios. Vão ter lugar tertúlias, concertos, oficinas com a colaboração de artistas dos concelhos que fazem parte da CIM da Região de Coimbra. A apresentação de livros “Joias das Bibliotecas Municipais” é um dos projetos especiais, informou Cristina Faria, responsável pelo Centro Cultural Penedo da Saudade.
A divulgação e comunicação pertence à estrutura do IPC para a qual tem um pequeno orçamento. Porém, a responsabilidade do apoio aos artistas convidados pertence aos municípios. Uma pergunta da Agência Lusa sobre orçamento da Mostra levou Emílio Torrão a informar que não tem uma visão economicista da Cultura.
Jorge Brito, secretário executivo da CIM da Região de Coimbra, esclareceu que muitas das peças que vão estar expostas já foram adquiridas pelas Câmaras Municipais.
Dia 30 de janeiro, às 18 horas, inaugura a exposição que representa artistas dos 19 municípios. Tem curadoria de Bartolomeu Paiva, Cristina Faria e Nuno Chuva Vasco. As tertúlias inscritas vão ter direito a transmissão na conta da plataforma YouTube do Centro Cultural Penedo da Saudade.
Pode consultar toda a programação aqui.