[object Object]

“Healthy Minds, Growing Grades”: NEE/AAC e APMP unidos pelo bem-estar dos estudantes

Alunos da FEUC encontram aliado na batalha pela saúde mental, durante a época de exames. Consultas gratuitas de psicologia são o grande pilar do projeto.

A ansiedade, o stress e a preocupação são obstáculos muitas vezes mencionados pelos estudantes, no desencadear da época de exames. Como forma de combater a problemática cada vez mais comum, o Núcleo de Estudantes de Economia da Associação Académica de Coimbra (NEE/AAC) criou o programa de ação “Healthy Minds, Growing Grades”, em colaboração com a Associação Portuguesa de Medicina Preventiva (APMP). A iniciativa decorre durante entre 9 de janeiro e 1 de fevereiro de 2024.

O projeto do núcleo de estudantes consiste em fornecer consultas de psicologia gratuitas, com a psicóloga Joana Pereira e tem sede na Sala de Reuniões da Cave no Palácio dos Limas, pertencente à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC).

João Pedro Silva, presidente do NEE/AAC, explicita a integridade da iniciativa “Healthy Minds, Growing Grades”. Em entrevista à Rádio Universidade de Coimbra (RUC), o dirigente do núcleo esclarece que este é um projeto que tem vindo a evoluir ao longo dos tempos: Deu os seus primeiros passos em dezembro de 2023, através de uma componente preventiva e é agora, considerado, por João Pedro Silva, um programa capaz de prestar o auxílio necessário aos estudantes.

Destacado por entregar valor à comunidade estudantil em que está inserido, o projeto “Healthy Minds, Growing Grades” conta com a parceria da Associação Portuguesa de Medicina Preventiva desde a sua origem. Segundo o presidente do NEE/AAC, a instituição mostrou-se, desde cedo, aberta a cooperar com o núcleo na luta pela saúde mental dos estudantes.

João Pedro Silva sublinha a isenção de qualquer tipo de custos nas consultas de psicologia fornecidas entre os meses de janeiro e fevereiro e destaca, também, o caráter imediato patente à ação do programa.

João Gil Rodrigues, vice-presidente do Núcleo de Estudantes de Economia da Associação Académica de Coimbra, enumera os objetivos da iniciativa. Em entrevista à RUC, o representante destaca a vontade de apoiar os alunos a superar as dificuldades psicológicas mais comuns na Época de Exames. O vice-presidente afirma, ainda, que o NEE/AAC reconhece as problemáticas estudantis associadas ao período de avaliações e destaca obstáculos como a ansiedade e, até mesmo, a depressão.

A ação do NEE/AAC em prol deste projeto iniciou-se no passado dia 9 de janeiro, com as primeiras consultas gratuitas de psicologia na FEUC. João Gil Rodrigues afirma que a adesão dos estudantes tem sido crescente e sublinha que a reação face à iniciativa tem vindo a ser positiva. Segundo o vice-presidente, alguns dos estudantes que já aderiram ao projeto “Healthy Minds, Growing Grades” defendem que é uma forma eficiente de prevenir a ansiedade e o stress patente ao período de avaliações.

João Pedro Silva assegura que o NEE/AAC tem como preocupação maior apoiar os estudantes e que, por esse motivo, não existem quaisquer prazos de inscrição. O presidente esclarece, também, como é que os interessados neste projeto se podem inscrever através das redes sociais do núcleo.

Ao ter por horizonte a ação futura do NEE/AAC, João Pedro Silva garante que o núcleo pretende continuar a agir na luta pela saúde mental dos estudantes, lado a lado com organizações empenhadas na causa.

O presidente do NEE/AAC adianta a possibilidade de novas colaborações futuras com a Associação Portuguesa de Medicina Preventiva e, ainda, o Núcleo de Estudantes de Psicologia da Associação Académica de Coimbra (NEP/AAC).

Fotografia: Universidade de Coimbra

PARTILHAR: