[object Object]
07.08.2023POR Luís Pereira

CMC garante esterilização de animais de companhia de famílias carenciadas

Até dois animais por agregado familiar podem beneficiar deste apoio, após comprovação de necessidade económica por parte dos serviços de ação social municipais. Programa resulta de parceria entre a Câmara Municipal de Coimbra e a Ordem dos Médicos Veterinários.

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) está a apoiar a esterilização de cães e gatos de famílias carenciadas. O novo Regulamento Municipal do Centro de Recolha de Animais de Companhia estabelece auxílio via cheques veterinários para os residentes carenciados do concelho.

Francisco Queirós, vereador da CMC com o pelouro do serviço médico veterinário, realça a importância que os animais têm nas vidas das pessoas, especialmente as mais vulneráveis. O vereador conta que com a aprovação do novo regulamento os munícipes carenciados passaram a ter a possibilidade de esterilizar o seu animal de companhia de forma gratuita.

O autarca deixou transparecer que este programa presta especial atenção aos idosos que têm um animal de companhia. A ligação profunda entre humanos e animais é inegável, sobretudo no caso dos idosos, segundo o vereador. Porém nem todos têm a capacidade de aceder aos cuidados veterinários necessários. Foi exatamente essa lacuna que serviu de inspiração para a criação deste programa.

Francisco Queirós explica que a Câmara Municipal de Coimbra estabeleceu uma parceria com a Ordem dos Médicos Veterinários para assim poder oferecer cheques veterinários a quem mais precisa. Um projeto que recorre a uma rede de profissionais veterinários capacitados para fornecer serviços de esterilização.

Francisco Queirós convidou todos aqueles que desejem beneficiar deste programa a candidatarem-se. Para isso devem preencher um formulário disponível no website da CMC. É necessário comprovar a condição económica do agregado familiar e ter residência e estar recenseado no município de Coimbra. Cada agregado familiar tem direito a esterilizar até dois animais, contudo, estes devem cumprir uma série de critérios específicos.

A avaliação do pedido será realizada pelos serviços sociais da câmara, com o prazo de resposta a poder prolongar-se até 15 dias.

Após a aprovação os beneficiários recebem um cheque que lhes permite proceder à esterilização dos seus animais de companhia junto de um dos veterinários associados ao programa.

Fotografia: CMC

PARTILHAR: