![[object Object]](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fbucket.ruc.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2023%2F07%2F22084839%2FCasa-das-Artes-Monumentais.jpg&w=3840&q=75)
Casa da Artes da Fundação Bissaya Barreto inaugura novo espaço na Rua Castro Matoso
Situado entre os Arcos do Jardim e as Escadas Monumentais, o novo espaço vai aumentar a capacidade expositiva da fundação e terá um papel importante quando começarem as obras na Casa das Artes da Rua Sá da Bandeira.
A RUC esteve à conversa com a presidente do Conselho de Administração da Fundação Bissaya Barreto, Patrícia Viegas Nascimento, na última quinta-feira, dia 20, na inauguração da exposição “Transmídia” do artista argentino nEcKo, patente no novo edifício da Casa das Artes.
Patrícia Viegas Nascimento conta à RUC o que vai ser feito no edifício mãe da Casa das Artes, na Sá da Bandeira.
Com um investimento orçamentado em cerca de milhão e meio de euros, a intervenção aguarda licença da Câmara Municipal que a responsável crê que seja emitida em breve. Patrícia Viegas Nascimento prevê até ano e meio de realização das obras.
O novo espaço agora inaugurado vai coabitar no futuro com o edifício da Sá da Bandeira, dando prioridade à parte expositiva. Já a programação cultural “de nicho”, em ambas as casas é para manter.
Na Casa das Artes da Sá da Bandeira está assim prevista a criação de um estúdio de produção musical, de uma sala de espetáculos com lotação para 140 pessoas, duas salas de exposições, espaço dedicado a residências artísticas e uma cafetaria.
Com a requalificação aumenta a qualidade da oferta e o conforto dos que a visitam nas diferentes iniciativas culturais que promove, esclarece a presidente do Conselho de Administração da Fundação Bissaya Barreto.
Enquanto as obras não começam, a Casa das Artes da Rua Sá da Bandeira continua com a programação. Até final de setembro, vão acontecer as habituais matinées semanais, o ciclo Concertos no Jardim e o Festival Les Siestes.
Este sábado há ‘showcase’ da editora independente Ciga239, a partir das seis da tarde até às nove da noite. Já a exposição Transmídia pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 15h00 às 19h00 e tem entrada livre.
Fotografia: gentileza da Casa das Artes
PARTILHAR:
