[object Object]
20.07.2023POR Isabel Simões

PS discorda de parte da cobertura do Plano Plurianual de Investimentos da Câmara de Coimbra

Vereadores socialistas da Câmara de Coimbra apresentaram propostas que gostariam de ver incluídas no empréstimo a celebrar no âmbito do Plano de Investimentos de 2023. Como as propostas não foram acolhidas os socialistas abstiveram-se no respetivo pedido de empréstimo bancário.

O regresso ao executivo camarário dos três pedidos de empréstimo a médio e longo prazo, agora individualizados em alíneas e com fundamentação técnica, continuou a dividir a vereação.

São eles o aumento da participação de capital no Fundo Coimbra Viva I, no valor de 2.829.000 euros, a cobertura do Plano Plurianual de Investimentos (PPI) do ano de 2023, no valor de 10.500.000 euros e a  renegociação do empréstimo da “Construção do Estádio Municipal de Coimbra – Euro 2004”, no valor de 6.306.306,23 euros.

Aprovados por maioria, na reunião camarária de 19 de junho e sujeitos à aprovação da Assembleia Municipal de dia 29 de junho, os pedidos não colheram aprovação por maioria absoluta dos membros da Assembleia Municipal em efetividade de funções, como exige a Lei das Finanças Locais para empréstimos de médio e longo prazo (Artigo 49.º).

Quatro deputados da CDU e 21 deputados do PS abstiveram-se na Assembleia Municipal pelo que os 24 votos a favor dos partidos que formam a coligação Juntos Somos Coimbra, do movimento Cidadãos por Coimbra e do Chega, não foram suficientes para cumprir a lei. Um mês depois, em reunião extraordinária, os três empréstimos bancários voltaram à vereação, cada um em alínea própria para deliberação independente.

“Globalmente a proposta de investimento é muito fraca sem qualquer visão estratégica para a cidade” – Regina Bento

Coube a Regina Bento, vereadora do PS elencar as propostas que os socialistas gostariam de ver no PPI – Plano Plurianual de Investimentos. A requalificação da Estrada da Beira, a via estruturante Santa Clara / São Martinho do Bispo, a Casa Municipal das Associações e a renaturalização de espaços urbanos municipais, foram propostas apresentadas pelos socialistas.

Substituiriam compromissos que já têm dotação orçamental, como a requalificação da estrada de Eiras ou a construção de novas redes de águas pluviais bem como a aquisição de terrenos para obras de estabilização de taludes na Estrada de Coselhas. Os socialistas classificam a proposta para o PPI apresentada pelo presidente da Câmara de Coimbra de “pouco ambiciosa para Coimbra” e “sem visão estratégica” e indicam razões para a abstenção da bancada.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, entende que a Assembleia Municipal de dia 29 de junho mostrou vontade de aprovar os empréstimos, uma vez que só houve votos a favor e abstenções.

“Não estamos a fazer um pedido de empréstimo para todas as áreas da governação camarária, o que não quer dizer que não sejam todas estratégicas, e são” – José Manuel Silva

Sobre as obras em curso para as quais já há financiamento, o autarca invocou as dificuldades de tesouraria que provoca desequilíbrios, há “um aumento tremendo da despesa sem aumento da receita”, esclareceu o edil. Miguel Fonseca, vereador da área financeira, informou que até junho de 2023 a despesa aumentou em cerca de 7,4 milhões de euros.

Quanto à via estruturante Santa Clara – São Martinho do Bispo, um investimento que rondará os dez milhões de euros, embora seja “estratégico”, “ainda não foram expropriados os terrenos para a realização da via”, informou o autarca.

Já a Casa das Associações, a instalar no antigo Hospital Pediátrico, antes de haver investimento é necessário o Governo central fazer a transição da dominialidade para o Município de Coimbra, justificou.  Uma vez cedido à Câmara de Coimbra será para Casa das Associações, reafirmou José Manuel Silva.

Ana Bastos, vereadora com a responsabilidade do urbanismo esclareceu que o projeto da Estrada da Beira está a ser revisto e que um dos pontos se prende com a inclusão da ciclovia.

“Obviamente, não me parece que seja neste momento, em sede de discussão de contração de empréstimos que nós vamos refazer as prioridades” – Francisco Queirós

O vereador eleito pela CDU, Francisco Queirós, votou a favor do empréstimo de médio e longo prazo para investimento no PPI. Para o vereador comunista, o momento em que se estão a discutir contratos de empréstimo não é o mais adequado para colocar em causa as propostas de investimento a que se destinam. De uma forma global a CDU “não tem nada a opor à proposta”, disse.

Embora o PS se tenha abstido no ponto referente ao pedido de empréstimo de dez milhões e meio de euros necessários ao PPI –  Plano Plurianual de Investimentos de 2023,  podemos antever a possibilidade de maioria absoluta nas deliberações dos três empréstimos a médio e longo prazo, em próxima reunião da Assembleia Municipal. Apesar de o vereador da CDU, Francisco Queirós, se ter abstido no pedido de empréstimo para o Fundo Coimbra Viva, o vereador votou a favor do PPI.  A CDU conta com cinco deputados municipais, se a bancada seguir a votação do vereador, haverá maioria absoluta.

No final as propostas foram todas aprovadas, com a CDU a abster-se à participação de capital no Fundo Coimbra Viva I, os quatro vereadores do PS a absterem-se na cobertura do Plano Plurianual de Investimentos (PPI) do ano de 2023 e a vereação a concordar por unanimidade com a  renegociação do empréstimo da “Construção do Estádio Municipal de Coimbra – Euro 2004”.

Na reunião de ontem José Manuel Silva revelou que apresentou ao ministro da Educação uma proposta de criação de uma Escola de Artes a funcionar na Jaime Cortesão. A proposta será presente à próxima reunião de Câmara agendada para a próxima segunda-feira, dia 24 de julho.

PARTILHAR: