[object Object]
15.07.2023POR Vítor Rodrigues

MÚSICA, DANÇA, TRADIÇÕES E NATUREZA NO TRADIDANÇAS 2023

De 2 a 8 de Agosto, a aldeia de Carvalhais recebe as músicas, as danças, as tradições e muitas outras atividades no magnífico espaço natural em que se realiza o Tradidanças. Filipa Estêvão Pereira contou à RUC como vai ser a edição 2023.

É já de 2 a 8 de agosto que decorre a edição 2023 do Tradidanças, na aldeia de Carvalhais, em São Pedro do Sul. São cinco dias de oficinas de dança, concertos, passeios na natureza e várias outras atividades. Numa entrevista conduzida por Vítor Rodrigues para a Hospedaria Constantinopla, Filipa Estêvão Pereira, da organização do festival, começou por descrever aos microfones da RUC todas as atividades que os visitantes do festivel terão ao dispor.

Cronica_FilipaPereira_01

 

O palco serra é o principal palco dedidcado à música no Tradidanças. Este ano, passam por este palco nomes como Pé na Terra e Sebastião Antunes com a sua Quadrilha. Mas há mais.

Cronica_FilipaPereira_02

 

As danças tradicionais de raiz folclórica são o foco principal do Tradidanças. mas há outras danças, de matriz mais urbana e não tanto folclóricas, que também vão ser trabalhadas nas oficinas do festival.

Cronica_FilipaPereira_03

 

Filipa Estêvão Pereira destacou ainda quais os nomes que vão estar responsáveis pelas oficinas de dança em que os monitores desempenham o papel principal.

Cronica_FilipaPereira_04

 

Em várias oficinas, sobretudo as de danças tradicionais, a música é assegurada por bandas com várias origens, incluindo mesmo algumas mais conhecidas dos grandes palcos. A nossa convidada realça esta vertente do festival e destaca algumas das bandas que vão estar na edição de 2023.

Cronica_FilipaPereira_05

 

O Tradidanças é um festival ligado à comunidade envolvente e que cultiva a divulgação dessa envolvência. Filipa Estêvão Pereira relata-nos como é que a comunidade que recebe o Tradidanças é trazida para dentro do festival.

Cronica_FilipaPereira_06

 

O Tradidanças realiza-se numa região com grandes tradições de polifonias de mulheres. Estando a decorrer uma candidatura dos cantares polifónicos de mulheres a Património da UNESCO, o festival promove o encontro de vários grupos de cantares. E ainda realiza uma oficina para os ensinar aos seus visitantes.

Cronica_FilipaPereira_07

 

Para além da música e da dança, é possível participar em oficinas de relaxamento e desenvolvimento pessoal. Filipa Estêvão Pereira disse à ruc porque faz sentido ter esta vertente na programação do festival.

Cronica_FilipaPereira_08

 

Ficámos ainda a saber como chegar ao tradidanças e onde ficar. Há grupos de cilistas a organizarem-se e também a possibilidade de articular boleias.

Cronica_FilipaPereira_09

 

A organização do Festival aborda também os cuidados que tem com o espaço natural em que se realiza o Tradidanças, algo que está presente ao longo de todo o evento.

Cronica_FilipaPereira_10

 

O Tradidanças é um festival que muitos descrevem como mágico. A nossa convidada explica-nos como o espaço natural em que se realiza o festival é uma mais valia, a ponto de ser “difícil alguém não gostar um bocadinho do Tradidanças”

Cronica_FilipaPereira_11

 

Fica feito o convite aos ouvintes da RUC para esta bela proposta cultural. Podem ficar a saber mais em tradidancas.pt ou nas páginas do festival nas redes sociais.

PARTILHAR: