Apresentados os treinadores dos escalões de formação da Académica-OAF para 23/24
Académica-OAF apresenta treinadores da formação. Alexandre Coelho sub-19, João Pinto sub-17 e Bruno Rodrigues nos sub-15 coordenados por Miguel Carvalho. António Pereira é o novo diretor da Academia Briosa XXI
Na segunda-feira (3) foram apresentados na Academia Briosa XXI os treinadores da formação da Associação Académica de Coimbra – OAF (AAC-OAF). O coordenador da formação continua a ser Miguel Carvalho. Também os Sub-19 mantêm Alexandre Coelho como treinador. Os Sub-17 ficarão com João Pinto e os Sub-15 com Bruno Rodrigues.
O presidente da AAC-OAF, Miguel Ribeiro, apresentou os 3 treinadores, falou das alterações motivadas pela integração de alguns dos técnicos na equipa sénior e desejou as maiores felicidades a todos os que agora assumem funções.
Miguel Ribeiro individualizou de seguida os objetivos de cada escalão. O presidente da direção lembrou a época passada dos sub19. Por um ponto não passaram à fase de campeão e depois por um golo a equipa evitou a descida de divisão. Para esta época chegar à fase de disputa de campeão, ficar nos quatro primeiros lugares, é o objetivo.
Para os Sub-17 o objetivo traçado por Miguel Ribeiro também é passar à fase de apuramento de campeão nacional. Para os Sub-15 o importante segundo o presidente da AAC-OAF é proporcionar uma boa base formativa. Para ambos o pedido de que o trabalho nestes escalões promova uma mentalidade vencedora para que mais tarde estes jogadores da formação possam chegar à equipa principal.
Alexandre Coelho aceitou o desafio de se classificar nos 4 primeiros lugares para aceder à fase de disputa do campeão nacional. Apesar de ser difícil o técnico que se mantém à frente dos sub-19 promete lutar por essa classificação.
João Pinto colocou também a fasquia no acesso ao grupo de disputa do campeão nacional dos sub-17. O novo técnico destacou a presença de vários jogadores deste escalão no primeiro treino desta época da equipa sénior. João Pinto é Licenciado pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra e fez parte da equipa técnica no Clube Desportivo Pedrulhense e a época passada treinou em Moçambique a equipa de sub-19 da Associação Black Bulls.
Bruno Rodrigues destacou que acreditar no processo leva ao sucesso desportivo. O novo técnico dos sub-15, que estava ligado à formação do União 1919 e ao scounting do Sport Lisboa e Benfica, afirmou que o objetivo é andar entre os melhores para poder evoluir.
Miguel Carvalho afirmou no final que quem trabalha bem estará sempre mais perto de atingir os objetivos. Para o coordenador da formação, poder ter as três equipas na fase final dos diferentes escalões seria muito bom. Destacou ainda o contrato assinado esta época para a equipa principal por dois jovens oriundos da formação (Stitch e Tusso) e sublinhou o facto de terem estado 11 jovens da formação no primeiro treino da equipa sénior.
Para além desta apresentação da formação foi ainda anunciado pelo presidente que António Pereira é o novo diretor da Academia Briosa XXI, lugar que não estava preenchido e que pode também ajudar, na opinião de Miguel Ribeiro, a uma boa época da formação.
Segundo a sua página no Linkedin, António Pereira é Assessor do Presidente da Associação Académica de Coimbra – Organismo de Futebol (AAC-OAF) desde junho de 2022 fornecendo assessoria desportiva, estratégica e de Relações Públicas. Team Leader do Departamento de Futebol Profissional desde dezembro de 2022 junto da equipa profissional da AAC-OAF na área organizacional.