[object Object]

Académica e Ribeirense assinam protocolo para a formação

Acordo visa assegurar qualidade formativa apoiando os jovens jogadores que não podem estar nas equipas da Briosa. Intercâmbio apoia ainda técnicos e dirigentes das duas instituições.

Na segunda-feira (3)  foi assinado na Academia Briosa XXI  um protocolo de cooperação entre o Sporting Clube Ribeirense (SCR) e a Associação Académica de Coimbra – OAF (AAC-OAF). Pelo clube da Ribeira de Frades esteve presente Pedro Ilharco e a AAC-OAF esteve representada pelo responsável da formação Miguel Carvalho e pelo presidente da direção Miguel Ribeiro. O protocolo tem a duração de dois anos para não exceder o mandato da atual direção do Organismo Autónomo.

Este protocolo promove, segundo os três dirigentes, a partilha de conhecimentos, experiências e atividades, bem como o crescimento de ambas as instituições de forma a possibilitar que todas as crianças e jovens usufruam de um melhor processo de formação desportiva e social.

Miguel Carvalho afirmou que a AAC-OAF não consegue albergar todos os atletas, fruto de uma redução imposta pela Associação de Futebol de Coimbra (AFC) e foi necessário encontrar um parceiro.

Pedro Ilharco destacou que, para além da partilha de jogadores, o protocolo também prevê apoio a técnicos e dirigentes para traçar  um plano estratégico para os próximos três anos no futebol distrital. Uma palavra final do também treinador Pedro Ilharco para as crianças e jovens que vão beneficiar deste protocolo de formação.

Já o presidente da AAC-OAF destacou que o futebol de formação tem de ser competitivo, mas que tem também de haver partilha de ideias e ir para além da simples defesa do emblema. Para Miguel Ribeiro este protocolo permite que atletas que saiam da Académica possam manter o nível de formação e a ela possam voltar mais tarde.

Miguel Ribeiro justificou a escolha do SCR pela garantia de que os métodos e objetivos da formação são idênticos visando o interesse dos clubes, mas principalmente o dos atletas envolvidos neste processo.

O Sporting Clube Ribeirense tem a sua atividade desportiva no Campo Carlos Filipe em Ribeira de Frades. Jogou esta época 22/23 na 1ª Divisão Série B  da AF Coimbra e é uma Academia para a formação associada ao Sporting Clube de Portugal.

PARTILHAR: