[object Object]

CEIS20 pretende estudar a “Canção de Coimbra”

Projeto pretende investigar a complexidade e diversidade do estilo musical. José Oliveira Martins afirma que haverá candidaturas a várias linhas de financiamento.

O Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) da Universidade de Coimbra (UC) anunciou o lançamento de uma plataforma científica para estudar a Canção de Coimbra. A sessão de lançamento realizou-se na Casa da Escrita e está incorporada nas celebrações do 10.º aniversário da inscrição da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia na lista de Património Mundial da UNESCO. 

Segundo o comunicado da UC, este projeto pretende “ constituir-se como um espaço inclusivo e multidisciplinar que possa endereçar a Canção de Coimbra na sua diversidade e complexidade de gêneros e práticas musicais, contextos de sociabilidade, geografias e trajetórias históricas”.

Em entrevista à Rádio Universidade de Coimbra (RUC), Delfim Leão, vice-reitor da UC para Cultura, Comunicação e Ciência Aberta, explica a responsabilidade cultural que a instituição de ensino superior tem ao lançar este projeto.

O vice-reitor reforça a união entre as várias entidades associadas ao projeto e acrescenta que esta plataforma não pode ser uma “falsa partida” e necessita de aprofundar o conhecimento sobre a “Canção de Coimbra”

José Oliveira Martins, coordenador científico do CEIS20, refere que os estudantes de mestrado e doutoramento serão incentivados a realizar as teses sobre esta temática.

Para além do apoio da reitoria da UC, o entrevistado enumera as várias linhas de financiamento que este projeto se pode candidatar.

Segundo a UC, a fase inicial do projeto será dedicada “ ao mapeamento de fontes e de auscultação da comunidade que preserva, recria e reinventa estas tradições”.

O programa completo das comemorações do 10.º aniversário da classificação UNESCO – com organização da Associação RUAS (Recriar a Universidade, Alta e Sofia), da Universidade de Coimbra e da Câmara Municipal de Coimbra e com apoio da Direção Regional de Cultura do Centro – está disponível em www.uc.pt/10unesco.

 

PARTILHAR: