[object Object]

Teatrão estreia nova peça com ACAPO

Projeto “A Meu Ver”, desenvolvido pelo Teatrão, promove a inclusão de pessoas com deficiências visuais nas artes performativas. Peça estreia dia 8 de junho.

De repetição em repetição, num cenário escuro, de um interior de uma casa, os atores estão em palco e os encenadores, que observam da plateia, mandam parar as cenas e repetir quando é preciso. Os pormenores técnicos são ultimados, as transições de cenas, as luzes e a sonoplastia são corrigidas entre atores, pessoal técnico e encenadores. Assim se fazem os últimos ensaios da peça que vai a cena no próximo dia 8, no Teatrão.

“O Senhor Biedermann e os Incendiários” é o título do texto de Max Frisch, que serve de base para esta encenação. A peça, escrita em 1958, retrata a situação de um empresário que acolhe voluntariamente dois incendiários em sua casa.

Mariana Nunes, que encena esta peça juntamente com Telmo Ferreira, diz que esta encenação é uma espécie de metáfora para os dias de hoje.

Nesta peça, os atores que vão estar em cena são, na sua maioria, detentores de deficiências visuais. O projeto, que tem o nome “A meu ver”, resulta da parceria entre o Teatrão e a ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal). Em março do ano passado deu os primeiros passos, quando levaram a palco a primeira peça entitulada de “ O que é possível”

Mariana Nunes diz que o trabalho da encenação está feita de forma a que o público vá percebendo as alegorias nas entrelinhas.

Clara Pinto, atriz que faz de Babette, esposa do personagem principal, diz que o trabalho tem sido intenso, sobretudo nesta fase, em que a data da estreia se aproxima.

Já Eliana Ramos, atriz que representa uma das empregadas do personagem principal, confessa que os ensaios para aquela que vai ser a sua estreia num palco, estão a ser emocionantes.

No final do ensaio fazem-se os acertos e negoceiam-se os horários dos últimos ensaios. Os bilhetes estão à venda na Ticketline ou na bilheteira do Teatrão. Os bilhetes custam cinco euros.

A estreia da peça, que ocorre já nesta quinta feira, está esgotada, mas ainda há bilhetes para as outras duas datas, nos dias 9 e 10.

FOTO: Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses

PARTILHAR: