[object Object]

Universidade de Coimbra celebra 733 anos

Os mais de sete séculos de existência da instituição foram assinalados com a entrega do Prémio UC 2023 a Leonor Beleza, ex-ministra da Saúde e atual conselheira de Estado e presidente da Fundação Champalimaud. Durante a cerimónia, comemorou-se o conhecimento e a ciência.

A Sala Grande dos Atos acolheu, a 1 de março, o Dia da Universidade de Coimbra (UC). No âmbito do aniversário da instituição, procedeu-se à entrega do Prémio UC 2023. Este galardão conta com a parceria da Fundação Santander Portugal e do Grupo Global Media e soma um prémio monetário de 25 mil euros. O vencedor fica com 10 mil e os outros 15 mil são destinados a uma bolsa de Investigação numa área à escolha do galardoado.

Este ano, o prémio foi atribuído a Leonor Beleza, advogada e jurista, atual Conselheira de Estado e presidente da Fundação Champalimaud. A ex-ministra da Saúde aceitou o prémio com palavras de gratidão perante a universidade e o reitor, Amílcar Falcão. Leonor Beleza afirmou que esta distinção ocupa um lugar de destaque nos privilégios que lhe foram concedidos ao longo da vida.

A galardoada deixou algumas reflexões sobre o universo da ciência, com o qual tem vindo a construir uma relação de longa data. Leonor Beleza observou as características de resolução, de harmonia e de paz que esta área do saber carrega.

Personalidades como a presidente do Conselho Geral (CGUC), Gabriela Figueiredo Dias, ou como o coordenador da Comissão de Trabalhadores da UC, António Trindade, também intervieram na sessão.

O último discurso do dia foi o do reitor da UC, que tomou posse pela manhã, depois de ser reeleito a 6 de fevereiro. O doutorado em Ciências Farmacêuticas parabenizou a laureada e destacou o seu trabalho na área da saúde e da ciência. Amílcar Falcão enfatizou também a atividade cívica de Leonor Beleza.

O professor catedrático sublinhou a importância desta distinção, a mais elevada que a Universidade atribui. Amílcar Falcão reconhece que a galardoada preenche com mérito todos os requisitos necessários para a atribuição do prémio UC, uma homenagem que estimula, segundo o mesmo, um crescimento inclusivo e sustentável da sociedade.

Assim se celebraram os mais de sete séculos de existência da Universidade de Coimbra, dando lugar à comemoração do conhecimento e à distinção de personalidades da instituição.

PARTILHAR: