[object Object]

Institutos politécnicos já podem designar-se “Polytechnic University” e conferir grau de doutor

Medida foi aprovada no Parlamento na semana passada com votos favoráveis de todas as bancadas. Jorge Conde acredita que medida irá captar mais alunos nacionais e internacionais.

No dia 24 de fevereiro, a proposta da comissão de educação e ciência que defende a adoção da designação “Universidade Politécnica” foi aprovada pela Assembleia da República. Os deputados também aprovaram a possibilidade destas instituições de ensino superior atribuírem o grau académico de doutor. Segundo o diploma, só poderá conferir o grau de doutor os estabelecimentos com “recursos humanos e organizacionais requeridos à conclusão de investigação”. Para além disso, estas instituições têm de possuir “experiência acumulada, sujeita a avaliação e concretizada numa produção científica e académica relevante”. Estas mudanças irão produzir efeitos “no primeiro dia do ano letivo subsequente ao da sua publicação.”

Em conversa com a Rádio Universidade de Coimbra (RUC), Jorge Conde, presidente do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) mostrou-se satisfeito pelos resultados desta luta que decorreu ao longo dos últimos anos.

Segundo o doutorado em Ciências do Desporto, a designação “Universidade Politécnica” em vez de “Instituto Politécnico” vai permitir captar mais alunos nacionais e internacionais.

Jorge Conde explica que o facto de os institutos politécnicos passarem a ter designação em língua inglesa vai fazer com que instituições de ensino estrangeiras olhem para estes estabelecimentos. O presidente do IPC acrescenta que a existência de indicadores como a capacidade de internacionalização ganha ainda mais importância para os politécnicos portugueses.

O presidente do IPC afirma que a possibilidade de atribuir o grau académico de doutor vai possibilitar aos alunos das instituições fazerem os doutoramentos na “Universidade Politécnica”.

Jorge Conde admite que a possibilidade de doutoramentos também vai aumentar a investigação e dar mais visibilidade à “Universidade Politécnica”.

Em entrevista à Agência Lusa, o presidente da Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico (FNAEESP), João Pedro Pereira, referiu que esta medida é importante para os institutos politécnicos que estão localizados nas regiões do interior do país. O presidente do IPC concorda com as declarações e adiciona que a aprovação deste diploma provocará mudanças nas dinâmicas destes locais.

A medida que aprova a adoção da designação “Universidade Politécnica” e os doutoramentos nos atuais institutos politécnicos foi admitida com votos apoiados de todas as bancadas do Parlamento e com apenas cinco votos contra.

PARTILHAR: