Logo RUC

Conselho Geral promove “Melhor Ensino, Mais Universidade”

O evento teve como objetivo alargar a toda a comunidade académica a reflexão que a Comissão tem vindo a fazer sobre este tema. Isabel Festas acredita que inovação pedagógica é ideia principal no Ensino Superior.

Durante o dia de 8 de fevereiro, a Comissão de Ensino, Investigação e Desenvolvimento do Conselho Geral da Universidade de Coimbra (CGUC) organizou o evento “Melhor Ensino, Mais Universidade”. Com abertura às 09:00 e com a programação feita no Auditório da Reitoria, a iniciativa contou com diversas palestras e debates que acabaram às 17:15.

Em declarações ao “Notícias UC”, Isabel Festas, professora catedrática da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE/UC) e membro do CGUC, revelou que esta iniciativa contou com a colaboração do provedor de estudantes, Paulo Peixoto. A docente referiu que no debate inicial começaram por alargar uma reflexão à comunidade estudantil, que começou por ser pensada no âmbito da Comissão.

Isabel Festas afirma que em relação ao discurso atual do ensino superior, a ideia central está inserida na inovação pedagógica. A professora referiu que conta com a ajuda de especialistas que investigaram e estudaram este tipo de situações, de modo a mudarem as práticas de ensino.

Amílcar Falcão, reitor da UC, considera que, sendo o ensino um dos principais pilares da universidade, é importante que reflexões como estas ocorram. O reitor refere ainda que este tipo de eventos são importantes para a universidade e para a reitoria, valorizando assim o trabalho feito pelo Conselho Geral.

João Caseiro, presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), em declarações à Rádio Universidade de Coimbra (RUC), faz o balanço do último debate do evento que abordou questões suscitadas pelo relatório dos grupos focais. O presidente destacou a importância de, neste debate, os estudantes terem sido chamados não só para assistir, como também para participar.

O evento contou ainda com a presença de Gabriela Figueiredo Dias (presidente do CGUC), Marcelo Parreira do Amaral (University of Münster, Germany), Guilhermina Miranda (FPCE/UC), Cristina Albuquerque (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa), José Fernando Oliveira (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), Adérito Araújo (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra), Joana Almeida (Provedoria do Estudante Universidade de Coimbra), Graça Bidarra (FPCE/UC) e Teresa Pedroso de Lima (Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra).

Fotografia: UC

PARTILHAR: