[object Object]

“Outros assuntos” passam para segundo lugar na ordem de trabalhos da Magna

Regimento Interno da Magna e Regulamento Eleitoral para as eleições do Conselho Fiscal e da Comissão Disciplinar foram aprovados. Primeira sessão de 2023 terminou com ausência de quórum necessário.

A primeira Assembleia Magna da Associação Académica de Coimbra presidida por Gonçalo Pardal aconteceu na segunda-feira. Da ordem de trabalhos constava a discussão e aprovação do Regimento Interno da Magna e ainda do Regulamento para as eleições do Conselho Fiscal (CF/AAC) e da Comissão Disciplinar (CD/AAC).

Uma das alterações sugeridas pela Mesa da Assembleia Magna (MAM/AAC), no que diz respeito ao Regimento Interno do órgão máximo deliberativo, passa pela mudança dos “Outros Assuntos” para o segundo ponto da ordem de trabalhos. A proposta inicial da Mesa estipulava um tempo limite de cerca de uma hora e meia para debater os “Outros Assuntos”. Se o tempo fosse excedido, o assunto a ser debatido seria recuperado no final da Assembleia. Foram várias as intervenções relativamente a esta proposta. Daniel Tadeu, ex-presidente da MAM/AAC, defendeu que as questões faladas nos “Outros assuntos” são fundamentais para o quotidiano da Academia.

A passagem dos “Outros Assuntos” para o segundo ponto da ordem de trabalhos acabou por ser aprovada, bem como a hora e meia de tempo limite para estes assuntos, no entanto, sem prejuízo do que estiver a ser discutido.

No que toca ao Regulamento Eleitoral para as eleições do CF/AAC e do CD/AAC, João Bento, estudante da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) levantou diversas questões, mas foi sobre os votos por envelope que o estudante mais se debruçou.

As eleições para o Conselho Fiscal e Comissão Disciplinar ficaram marcadas para o dia 28 do mesmo mês, com urnas espalhadas pelas diferentes unidades orgânicas. O voto antecipado acontece no dia 23 de fevereiro, na sala de estudo do edifício sede da AAC.

João Pedro Caseiro, presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), ainda apresentou uma moção sobre a habitação e a falta de alojamento para a comunidade estudantil da cidade de Coimbra, com o objetivo de recolher 2500 assinaturas de estudantes e levá-las à Câmara. Foi neste âmbito que, Diogo Vale, estudante da Faculdade de Medicina Da Universidade de Coimbra (FMUC), apresentou duas propostas: acrescer à moção o estado das repúblicas de Coimbra e as situações de despejo, por um lado, e encetar contactos com as Associações de Estudantes das Instituições de Ensino Politécnico de Coimbra, por outro lado.

Tanto a moção apresentada por João Caseiro como os reparos feitos por Diogo Vale foram aprovados.
A primeira Assembleia Magna presidida por Gonçalo Pardal terminou por volta das 21h30, por falta de quórum.

PARTILHAR: