[object Object]

Exposição ADRIANO 80 conta a vida académica e artística do cantor

Delfim Leão defende o legado cultural e de luta estudantil de Adriano Correia de Oliveira. Jorge Guedes menciona a importância do trabalho do artista que retrata um tempo na história.

A Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC), o Centro Artístico Adriano Correia de Oliveira, o Ateneu de Coimbra, a Direção-Geral da Académica (DG/AAC), a República Ay-Ó-Linda e a República Rás-Teparta foram as entidades responsáveis pela apresentação da Exposição ADRIANO 80, um projeto que conta a vida e obras de Adriano Correia de Oliveira.

Delfim Leão, vice-reitor da Universidade de Coimbra (UC), explica que a exposição trata uma figura “icónica” das lutas estudantis e do legado cultural do património intangível da UC, porém, lamenta que nem todas as pessoas tenham consciência da sua passagem como estudante na FDUC. O vice-reitor da UC afirma ter sido uma ”conjugação feliz e interessante das forças e vontades que convergiram para o mesmo fim”.

De acordo com Delfim Leão, a UC foi convidada a acompanhar e integrar o evento na Faculdade de Direito, que visa humanizar a figura de Adriano Correia, ao percorrer a sua vida académica e artística. O entrevistado espera que o trabalho realizado no âmbito da exposição sirva para “estimular os jovens na procura de soluções que retratem os problemas do seu tempo”.

Jorge Guedes, presidente do Centro Artístico Adriano Correia de Oliveira indica que o centro foi criado para divulgar o trabalho e a vida do artista. Neste sentido, Jorge Guedes esclarece que o projeto foi organizado como uma resenha e que convida o espetador a refletir sobre o percurso do artista, na vida e na arte.

O presidente do Centro artístico Cultural Adriano Correia refere a relevância de levar a conhecer o trabalho de Adriano Correia de Oliveira às escolas e universidades. Do mesmo modo, Jorge Guedes sublinha o interesse de conhecer a sua obra e a sua voz.

A apresentação contou com uma intervenção musical da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra (SF/AAC) A exposição Adriano 80 pode ser visitada até dia 25 de Fevereiro de 2023, no átrio da FDUC.

PARTILHAR: