[object Object]

Competição “3 Minutos de Tese de Doutoramento na UC” tem candidaturas abertas até 13 de janeiro

Os 20 candidatos que apresentarem os melhores vídeos explicativos de teses de doutoramento vão ter direito a um Curso de Comunicação de Ciência. Entre os selecionados o júri vai encontrar o representante da Universidade de Coimbra na final internacional do Coimbra Group.

Ana Santos Carvalho, investigadora e coordenadora de comunicação de ciência no Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra está à frente da comissão organizadora da competição. A investigadora explicou à RUC os objetivos do concurso.

Todos os estudantes de doutoramento da Universidade de Coimbra (UC) podem participar na competição. De acordo com o regulamento não há restrições de idade, género ou nacionalidade. As candidaturas devem incluir o formulário preenchido no link disponibilizado na página do concurso, um vídeo de 3 minutos em português ou inglês. Ana Santos Carvalho dá mais pormenores sobre a candidatura.

Com as candidaturas abertas até ao dia 13 de janeiro, o processo de candidatura parte de uma inscrição ‘online’ na página da Universidade de Coimbra alusiva ao concurso, informa a coordenadora.

O processo de seleção tem quatro fases. Aos elementos do júri da UC cabe selecionar os 20 melhores vídeos submetidos pelos candidatos. Os resultados da primeira fase têm como prazo limite de divulgação o dia 10 de fevereiro de 2023. Ana Santos Carvalho esclarece a primeira fase do processo.

Depois de o júri ajudar a selecionar os 20 finalistas, o grupo vai ter uma formação especial que inclui: ‘Media Training’, ‘How to pitch an idea?’ e ‘Design Thinking’ em Projetos de Comunicação de Ciência.

Das duas dezenas de escolhidos vai sair o doutorando ou doutoranda que vai representar a UC no consórcio de 41 universidades europeias designadas como ‘Coimbra Group’ (CG).

Cada Universidade que pertence ao consórcio Coimbra Group promove o concurso nacional de onde sairá o seu representante. Os três melhores vídeos selecionados por um júri internacional chegam à final. Na fase final internacional o Coimbra Group irá atribuir um prémio monetário.

A primeira edição da competição do 3 minutos de Tese de Doutoramento da Universidade de Coimbra aconteceu no ano letivo 2019/2020 e a quarta edição realiza-se no ano letivo 2022/2023. A coordenadora do concurso na UC faz um balanço das edições anteriores.

Ana Santos Carvalho deixa um convite  à participação mesmo dos mais descrentes de que se pode explicar uma tese de doutoramento em três minutos quando as teses, em regra, têm milhares de páginas.

Se o representante da UC for selecionado para a final internacional terá que participar nas finais da competição durante a Assembleia Geral do CG, entre 31 maio a 3 junho 2023. As despesas serão asseguradas pela Universidade de Coimbra.

A competição ‘Three Minute Thesis’ nasceu em 2008 na  Universidade de Queensland na Austrália.  Em junho de 2018, o CG apresentou a sua primeira final na Universidade de Edimburgo durante a Assembleia Geral anual.

Fotografia: UC | Finalistas da 3ª. edição

PARTILHAR: