[object Object]

Atividades de férias destinadas às crianças juntam a natureza e a arte no Jardim Botânico

Nas Oficinas de Inverno, promovidas pelo Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e pela Blue House até ao dia 30 de dezembro, podem participar crianças dos 6 aos 12 anos, que são chamadas a aprender sobre “o mundo fascinante das plantas e da biodiversidade” e, ao mesmo tempo, sobre a cultura brasileira.

As Oficinas de Inverno, que acontecem entre 19 e 30 de dezembro, são, segundo a organização, um convite para as crianças redescobrirem o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e, ao mesmo tempo, explorarem a cultura brasileira, no ano em que se assinalam os 200 anos da independência do país.

Joana Cabral Oliveira, responsável pelo serviço educativo do Jardim Botânico, afirma que estas oficinas têm uma vertente mais artística, a cargo da Blue House, e outra mais ligada à botânica e à biodiversidade, que será da responsabilidade do Jardim Botânico. O natal servirá de mote para muitas das atividades.

Joana Cabral Oliveira destaca toda a flora que preenche o espaço do Jardim Botânico e realça que estas oficinas são uma oportunidade para as crianças da cidade de Coimbra passarem as férias na natureza, a aprender coisas novas, de uma forma divertida, sobre “o mundo fascinante das plantas e da biodiversidade”.

Além disso, há um artista convidado para cada uma das 2 semanas de duração destas Oficinas de Inverno. João Silva, produtor da Blue House, em conversa com a RUC, introduziu algumas das atividades em que as crianças podem participar.

João Silva afirma que o intuito das oficinas é fazer a ligação entre a arte e a natureza, fazendo do Jardim Botânico um verdadeiro laboratório de experiências.

As Oficinas de Inverno integram a programação do RE/FORMA, evento multidisciplinar que celebra os 250 anos da Reforma Pombalina da Universidade de Coimbra e a fundação do Jardim Botânico. O projeto resulta de uma parceria entre o Jardim Botânico da UC, a Blue House e o Jazz ao Centro Clube e vai contar com programação até abril de 2023.

As oficinas está repartido em 2 semanas, de segunda à sexta desde as 9 horas até às 17h30. O custo da participação é de 20 euros por dia ou 80 euros por semana. É necessária inscrição prévia, através do site da Universidade de Coimbra.

PARTILHAR: