[object Object]

CF/AAC não renova Comissão Administrativa do Grupo Ecológico e convoca eleições

Objetivo da decisão é deixar futuro da secção nas mãos dos seus associados e das entidades que a representam. Pouca clareza dos Estatutos da Associação Académica de Coimbra dificulta processo.

Após deliberação do Plenário do Conselho Fiscal, foi publicado a 22 de setembro um despacho que informa sobre a abertura de candidaturas aos corpos gerentes do Grupo Ecológico da Associação Académica de de Coimbra (GE/AAC).

O presidente do Conselho Fiscal, Luís Carvalho, explica à RUC que Emília Oliveira, presidente da comissão administrativa da secção, que foi constituída há cerca de 9 meses, apresentou a demissão. Assim sendo, o órgão fiscalizador da AAC viu-se obrigado a decidir entre a renovação da comissão administrativa ou a convocação de novas eleições.

De acordo com o dirigente, o Conselho Fiscal acabou por optar pela segunda opção, tendo em conta as lacunas dos Estatutos da Associação neste campo específico.

Caso nenhuma lista se apresente a eleições, o documento pelo qual se rege a AAC dita que o “Conselho Fiscal convoca compulsoriamente a realização de uma Assembleia das Secções respetivas tendo como ponto único a deliberação da extinção da Secção em causa”. Caso a assembleia se decida pela continuidade do Grupo Ecológico, “o Conselho Fiscal dissolve a Comissão Administrativa e comete ao respetivo Conselho a convocação de novas eleições ou a nomeação de uma direção temporária da Secção, repetindo-se a votação de deliberação de extinção, em Assembleia de Secções, a cada seis meses, até eleição de nova direção ou extinção da estrutura”. (Artigo 76º, pontos 14 e 15).

Nesse sentido, Luís Carvalho aponta que a decisão de convocar eleições acaba por, em última instância, passar a responsabilidade para as entidades que estão mais próximas da secção.

O período de apresentação de listas candidatas à direção e à mesa do plenário do Grupo Ecológico termina no próximo dia 26 de outubro. As eleições acontecem a 4 de novembro.

(Fotografia: Jornal Universitário ‘A Cabra’)

PARTILHAR: