Imagem principal

Projeto “MORfood” trabalha no combate à má nutrição

O projeto “Microencapsulação de extratos de Moringa Oleifera e sua aplicação em alimentos funcionais” (MORfood)  tem como foco principal combater a desnutrição infantil em países em vias de desenvolvimento.

O MORfood é um projeto liderado pelo investigador Licínio Ferreira, da Universidade de Coimbra (UC) com duração de três anos, sendo financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e pela Aga Khan, uma fundação que promove a coesão social em comunidade moldada pela migração.

Os nutrientes usados pela planta em questão ajudam a combater a pobreza na nutrição infantil dos países do sul mundial.

O foco do projeto mantém-se ligado às folhas da Moringa Oleifera, ao passar por um processo de extração de compostos bio-ativos.

Com a produção de micro-cápulsas da planta, esta equipa de investigadores visa conseguir ajudar os países a mitigar o problema já referido, já que a planta escolhida possuí mais nutrientes que certos alimentos.

A equipa é constituída por investigadores da Universidade de Coimbra, através da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC), da Faculdade de Farmácia (FFUC) e da PRODEQ – Associação sem fins lucrativos do Departamento de Engenharia Química (DEQ) da FCTUC, ainda participam no projeto investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e da Universidade Agostinho Neto (UAN), sediada em Luanda, em Angola.

Licínio Ferreira refere ainda que a desnutrição infantil é um grande flagelo mundial e aponta que combatê-la será sempre o principal objetivo, já que tende a agravar-se ao longo dos anos.

PARTILHAR: