[object Object]
04.05.2022POR Carlos Bento

Conselho de Veteranos e Grupo Ecológico organizam limpeza dos Jardins

A iniciativa pretendia limpar os jardins, paredes e janelas das cantinas monumentais do edifício-sede da Associação e juntou vários voluntários durante a tarde de quarta-feira, dia 4.

Em declarações à Rádio Universidade de Coimbra, Emília Oliveira, membro do GE/AAC, afirmou que a “Mega-Limpeza”, que teve início às 14h30 com uma limpeza do Jardim da Sereia, está a ser realizada no âmbito da Semana Verde do Grupo Ecológico que começou esta segunda-feira, dia 2, e decorre até sexta-feira, dia 6.

A estudante de Psicologia destacou que a limpeza das paredes e janelas do edifício fez parte de uma operação de higienização dos jardins, por sugestão do Conselho de Veteranos que se decidiu juntar ao projeto.

Edmundo Sérgio, coordenador do pelouro de atividades do Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra, referiu que a ação de limpeza dos “graffitis” vem no seguimento de outra atividade de limpeza das paredes dos departamentos do polo II, dinamizada em 2019.

Voluntários de estruturas da académica e da Universidade, estiveram nos dois jardins da Alta de Coimbra e durante 3 horas e meia, limparam o máximo que puderam nos dois espaços.

Apesar dos esforços, a presidente do Conselho Administrativo da secção cultural confessou ser impossível limpar a totalidade do jardim. Nesse sentido, Emília Oliveira sublinhou que a prioridade estava em limpar a zona do lago, uma vez que é um local onde se acumula muito lixo durante as atividades noturnas.

Para além disso, a estudante de Psicologia garante que o Grupo Ecológico está em discussões com a Direção-Geral para a instalação de mais ecopontos e cinzeiros em locais estratégicos nos Jardins da Associação Académica de Coimbra.

A limpeza das paredes do edifício-sede foi realizada com recurso a um produto químico e a água. Em pouco mais de duas horas a limpeza não foi concluída e a maioria das paredes ainda permanecem com vestígios de vandalismo. Emília Oliveira garantiu que é do interesse generalizado da Academia organizar uma segunda parte da iniciativa de limpeza, para terminar o trabalho desenvolvido.

PARTILHAR: