[object Object]
13.04.2022POR Inês Morais

Encontro entre DG e CMC abre portas para uma maior cooperação entre as duas instituições

Celebrações do 25 de abril, a necessidade de espaços desportivos e as residências universitárias foram alguns dos assuntos levados pela DG para serem discutidos com o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva.

João Caseiro, vice-presidente da DG/AAC, em entrevista à RUC, salientou a importância de reunir com a autarquia para encetar projetos e discussões relevantes para a Academia e para a cidade de Coimbra.  

Durante o encontro surgiu um convite por parte da Câmara Municipal para que os estudantes colaborem e participem nas comemorações do 25 de abril organizadas pelo município, como avançou João Caseiro.

A par com as comemorações do dia 25 de abril, a Câmara Municipal de Coimbra convidou a Direção-Geral a delinearem um plano de atividades para o dia 20 de abril. Apesar de não terem fechado o programa de festas, o vice-presidente desvendou que a autarquia tem a intenção de, nesse dia, homenagear Cesário Silva. 

O vice-presidente felicitou a recetividade de José Manuel Silva perante a vontade da DG/AAC de projetar uma exposição no âmbito da Crise Académica de 1962 que passaria pela cidade de Coimbra. 

O desporto da Academia não ficou de fora do encontro entre estudantes e autarquia. Os representantes da DG referiram que existe uma necessidade de espaços para acolher as 27 secções desportivas da AAC e, com isso, esperam receber apoio por parte da CMC.  

Nesse sentido, João Caseiro avança que se discutiu a possibilidade da Associação Académica de Coimbra se candidatar a projetos e a financiamento, em conjunto com a própria Câmara Municipal de Coimbra, com o objetivo de pensar o desporto para além da Académica e alargar as atividades à cidade. 

Durante a campanha eleitoral de José Manuel Silva, o atual presidente defendeu a existência de mais residências universitárias para os alunos do ensino superior, em Coimbra. Até ao momento, João Caseiro avança que o executivo camarário tem planeada a construção de uma residência e de uma sala de estudo, mas que o projeto ainda se encontra numa fase muito inicial.

A Associação Académica de Coimbra propôs-se ainda a trabalhar com a CMC para dinamizar projetos que possam ser incluídos em candidaturas a apoios financeiros, como o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com o objetivo de melhorar infraestruturas, como o edifício da AAC, ou dinamizar atividades culturais e desportivas.

O presidente interino da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra, Daniel Aragão, o vice-presidente, João Caseiro, e o administrador, Rodrigo Marques, foram recebidos na Câmara Municipal na passada segunda-feira, dia 11 de abril. Segundo João Caseiro, há uma vontade da DG e da CMC de se reunirem, pelo menos, uma vez por mês para levar a cabo algumas das ideias e propostas apresentadas neste primeiro encontro com o presidente, José Manuel Silva.

 

PARTILHAR: