Imagem principal
11.04.2022POR Gonçalo Pina

Após exonerar NEQ/AAC por lapso, Fiscal volta atrás na decisão

Erro na contagem dos pedidos de demissão de membros efetivos e recusas de suplentes precipitou exoneração do núcleo. Revogação do parecer emitido na passada segunda-feira deve ser divulgada assim que assinada pelos membros do CF/AAC.

No seguimento da onda de demissões que se abateu sobre o Núcleo de Estudantes de Química da Associação Académica de Coimbra (NEQ/AAC), o Conselho Fiscal da AAC (CF/AAC) decidiu , “com efeitos imediatos, (…) de acordo com o previsto no artigo 167º/ 2/ a) dos Estatutos da Associação Académica de Coimbra”, exonerar o órgão.

No entanto, após ter sido tornado público o parecer, o CF/AAC percebeu que o mesmo tinha por base uma análise incorreta dos dados investigados em plenário. O presidente, Luís Carvalho, explica que a pressa em tomar uma decisão acabou por fazer com que a abordagem não tenha sido tão cuidada como deveria.

De acordo com o dirigente, os procedimentos foram todos realizados normalmente, mas foi um erro matemático conjunto que acabou por ditar a falha cometida.

Encontrado o erro, Luís Carvalho, que rapidamente retirou o documento que determinava a exoneração do núcleo das paredes do edifício-sede da AAC, afirma que se apressou a pedir desculpas à presidente do NEQ/AAC e a marcar novo plenário para revogar a decisão – algo que já foi feito, sendo que o parecer aguarda apenas as assinaturas dos vários membros do CF/AAC para poder ser conhecido por todos.

O presidente do Conselho Fiscal confirmou também que, desde a passada segunda-feira, foram recebidas mais recusas por parte de alguns suplentes do núcleo, mas que estas não são as suficientes para que NEQ/AAC não continue em funções.

Assim, Luís Carvalho garante que, se tudo decorrer conforme previsto, o Núcleo de Estudantes de Química deve manter-se em atividade até às eleições do próximo dia 12 de maio.

A campanha para as eleições dos núcleos de estudantes ocorre entre os próximos dias 5 e 11 de maio e opõe todos aqueles que levarem as candidaturas até à Secretaria da Associação Académica de Coimbra entre 21 e 29 de abril.

PARTILHAR: