[object Object]
23.02.2022POR Informação RUC

Pedagogia, Educação e Ação Social em discussão no Fórum Internúcleos da AAC

O encontro entre Núcleos de Estudantes e Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra promoveu discussão acerca das problemáticas e plano de ação em três áreas. O vice-presidente da DG/AAC avançou, em entrevista à RUC, os resultados do Fórum Internúcleos.

O Fórum Internúcleos da Associação Académica de Coimbra (AAC) decorreu no passado fim-de-semana, de 11 a 13 de fevereiro, em Soure.

A ação social, política pedagógica e política educativa foram os três pontos principais discutidos ao longo dos três dias de encontro que juntou os Núcleos de Estudantes e Direção-Geral da AAC.

João Diogo, vice-presidente da Direção-Geral, em entrevista à RUC, explica que organizaram os núcleos em grupos de trabalho para trocarem ideias acerca das temáticas selecionadas e levadas para o fórum.

O Regulamento Académico da Universidade de Coimbra, conhecido por RAUC, esteve em discussão, assim como os vários problemas pedagógicos e educativos das unidades orgânicas indicados pelos estudantes.

O vice-presidente afirmou que as reinvindicações, como a luta pela propina zero, foram avançadas para serem levadas a cabo pela própria DG.

O Fórum Internúcleos não deixou de fora a ação social, a constante falta de camas nas residências universitárias e a ausência de prato social em muitas cantinas foram problemas apontados pelos estudantes que apesar de já terem sido discutidos continuam sem resolução por parte da Universidade. A própria acessibilidade às cantinas, questão que tem vindo a ser levantada por vários núcleos, também fez parte da discussão que será levada, posteriormente, à reitoria da Universidade.

As conclusões que saíram do encontro de estudantes serão tratadas pela Direção-Geral da Associação Académica. Para já, o plano de manifestações organizadas pela DG será apresentada em conjunto com o plano de actividades na próxima Assembleia Magna.

A intervenção cívica e voluntariado era um dos temas da agenda do encontro, mas não foi abordado por falta de tempo, segundo João Diogo.

Por outro lado a «aproximação» de secções e núcleos da AAC é uma bandeira da atual direção e o vice presidente avança que fizeram questão de partilhar os resultados do encontro com os organismos.

No encontro, que decorreu em Soure, estiveram presentes dois representantes de 23 núcleos de estudantes da AAC e elementos da direção-Geral da AAC.

O Conselho de Internúcleos vai a eleições também no próximo dia 28 de fevereiro.

PARTILHAR: