[object Object]

Candidatos a deputados pelo PS de visita à AAC

Receção à comitiva do PS motivou debate acerca da ação social, da propina, do alojamento do ensino superior e da saúde, entre outros.

No âmbito das Eleições Legislativas 2022, a Associação Académica de Coimbra (AAC) recebeu na passada quarta-feira, dia 19, os candidatos a deputados pelo círculo eleitoral de Coimbra do Partido Socialista (PS), a quem apresentou e entregou o Caderno Reivindicativo da AAC para estas eleições.

Em declarações à RUC, a cabeça-de-lista pelo PS no distrito de Coimbra, Marta Temido, afirmou que as maiores convergências entre o Caderno Reivindicativo da AAC e as propostas do programa eleitoral do PS são os temas da qualidade do ensino superior e da ação social. No que toca à ação social no ensino superior, a deputada reconhece que o alojamento nas residências universitárias é uma área com “muito caminho a fazer” na cidade de Coimbra.

A propósito das propostas do programa eleitoral do PS sobre o ensino superior, a deputada salientou também o incentivo à ligação entre o mundo da academia e o mundo empresarial, no sentido de melhorar a empregabilidade.

Marta Temido reconheceu que o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) tem fragilidades e que há espaço para melhoria. A deputada acredita que a melhoria passa por ter mais representatividade dos estudantes nos órgãos de gestão e diz que o programa eleitoral do PS está empenhado nesse sentido.

No que toca à área da saúde, a cabeça de lista diz discordar da “intenção clara” de revogar a lei de bases da saúde” que nota “nas propostas do programa eleitoral de alguns partidos, designadamente do PSD”. No entender de Marta Temido, a lei de bases da saúde é um documento “muito equilibrado”.

No final, o presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), Cesário Silva, fez um balanço positivo do encontro com os candidatos para quem esta já uma casa conhecida, destacando a saúde mental dos estudantes, o PNAES, as bolsas de ação social e a luta contra as propinas como principais tópicos de discussão.

Marta Temido foi acompanhada por Pedro Coimbra, Tiago Estevão Martins, Ricardo Lino e José Dias, membros da lista candidata. O seu mandatário, Fernando Ramos, também marcou presença.

PARTILHAR: