[object Object]

Teatrão continua a escutar a Arregaça e quer celebrar Abril com memórias da Guerra Colonial

O Teatrão começa o ano com “vontade de pôr fim à incerteza” e expôs uma programação que tem os olhos “postos no futuro”.

A apresentação da programação da Oficina Municipal do Teatro (OMT), aconteceu hoje, dia 19 de Janeiro, na Tabacaria d’ O Teatrão. A programação está condicionada pela candidatura que a companhia realizou ao concurso nacional da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, da qual faz parte. Segundo a diretora artística da companhia, Isabel Craveiro, a aprovação da candidatura vai contribuir para uma parte significativa da programação da OMT e da cidade.

Depois de falar sobre algumas das consequências da pandemia na programação d’ O Teatrão, Isabel Craveiro partilhou informação sobre vários projetos, incluindo o Encontro Uncharted, um projeto candidato ao “Europa Criativa”.

Na programação vão ser analisados os resultados conseguidos noutro projeto já iniciado, e que tem continuidade amanhã, o “De Portas Abertas”. Neste, o álbum “A minha Arregaça” vai andar de casa em casa dos habitantes do Vale da Arregaça para que partilhem os seus pensamentos, memórias e fotografias do local onde moram. O próximo espetáculo do ciclo vai focar-se na questão do trabalho, revela Isabel Craveiro.

No dia 1 de Abril vai começar o projeto “Viajantes do Tempo”, cujo tema é partilhar a história e a cultura de Coimbra, através dos olhares dos arqueólogos e historiadores que estudam e estudaram a nossa cidade. Este projeto também inclui roteiros de visitas guiadas a vários pontos emblemáticos de Coimbra.

A diretora d’ O Teatrão apresenta também “Os cadáveres são bons para esconder minas”, um projeto em parceria com o Núcleo de Coimbra da Liga dos Combatentes que procura explorar a memoria da Guerra Colonial.

Isabel Craveiro também falou sobre a associação “Descampado”, a qual o Teatrão integra, e que descreve como uma “associação de estruturas de criação nacionais descentralizadas”. A diretora artística adiciona que a rede representa as estruturas que estão fora dos grandes centros e que fazem trabalho regular. Além disso, a associação pretende encontrar um modelo de trabalho e cooperação “diferente de tudo o que existe”.

A programação pode ser consultada nas redes sociais d’ O Teatrão . Mais informação sobre a programação e os vários projetos d’ O Teatrão vão ser partilhados no programa da RUC, Culturama, na próxima terça-feira.

PARTILHAR: