[object Object]
17.01.2022POR Informação RUC

Cesário Silva: “O enfraquecimento do movimento estudantil não deve ser visto como uma desculpa para o esquecimento do investimento no Ensino Superior”

O presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), Cesário Silva, esteve no Observatório para analisar a atualidade política da AAC. A conversa também passou pelas propostas que os estudantes têm para apresentar aos partidos que concorrem às próximas Eleições Legislativas.

Depois da Assembleia Magna (AM) realizada dia 13 de Janeiro, onde foi aprovado o Regulamento Interno da Assembleia Magna, e o Caderno Reivindicativo para as Legislativas, o presidente da DG/AAC regressou à RUC para comentar a AM e as deliberações aprovadas, e com as quais se comprometeu, apesar de em alguns momentos não se verificar a existência de quórum.

A participação ativa nestes momentos políticos acaba por ser algo que marca a vontade estudantil.”

O presidente da DG/AAC frisou mais uma vez a importância das reivindicações, dizendo que a participação ativa dos estudantes nestes momentos políticos, marca a vontade estudantil de ter um ensino superior mais justo, e acessível. Afirmou ainda que há lutas mais visíveis, tais como, a redução da propina, e que há outras em que ainda falta algum “tato”. Rematou dizendo que a Associação Académica de Coimbra nunca vai baixar os braços em relação às lutas estudantis.

O importante é saber reivindicar e apelar sempre às melhores condições para os estudantes”

“Preserve-se o existente, apoie-se o associativismo e a juventude, Garanta-se o amanhã!”, é uma das últimas frases do Caderno Reivindicativo. Para Cesário Silva o importante é garantir que a AAC saiba sempre reivindicar melhores condições para os estudantes, tanto neste mandato, como em futuros.

Queremos criar as pontes para que toda a cultura e desporto da casa tenham as melhores condições possíveis”

Questionado sobre os objetivos futuros da Associação Académica de Coimbra em relação às secções culturais e desportivas, e sobre qual o investimento feito nelas, o presidente da DG/AAC falou de algumas dificuldades, nas secções desportivas, e mostrou satisfação por estarem a ser resolvidas. Sustentou ainda a vontade da AAC em solucionar os problemas existentes, e em criar condições extra, para que toda a cultura e desporto da casa tenham melhores condições, e assim, possam promover ainda mais o património cultural e desportivo da mais antiga academia estudantil do país.

PARTILHAR: