[object Object]

2021 para os órgãos de informação da AAC

Os presidentes da Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra (SJ/AAC) e da tvAAC foram os convidados da conversa Especial Academia do programa Observatório de segunda-feira, 27 de Dezembro. A vida das próprias secções e os principais acontecimentos de 2021 na vida da AAC e dos estudantes foram os destaques na revista do ano.

Em conversa com a Rádio Universidade de Coimbra o presidente da SJ/AAC, Bruno Oliveira, e o presidente da tvAAC, Pedro Domingues, discutiram tópicos como o trabalho realizado durante o desconfinamento, o ensino durante a pandemia e as esperanças da remodelação do edifício da AAC, entre outros.

Com o início de um novo ano letivo, as secções culturais e desportivas da AAC abriram as suas inscrições e iniciam as suas atividades. Este ano, a tvAAC contou com 51 inscrições, sendo apenas capaz de aceitar 20 formandos. “Académica em Casa” valeu à secção o prémio Projeto Inovação Cultural da Associação Académica de Coimbra 2021, com uma emissão de 12 horas que marcou um recorde de tempo de emissão em direto para a tvAAC. A Secção de Jornalismo acolheu entre 25 e 30 novos associados, e destacou da sua atividade a coorganização do 3.º Encontro de Ciberjonalismo Académico por parte do jornal “A Cabra”.

Sobre as consequências da pandemia no Ensino e na Universidade de Coimbra, os jovens salientaram a necessidade de manter as aulas e atividades presenciais, se assim possível, vistos os seus benefícios.

“Estar na Universidade não é apenas assistir aulas e frequentar o curso, é toda a envolvência que existe em torno da Universidade e da cidade”

A saúde mental dos estudantes é um tópico já bastante discutido, principalmente com as mudanças a que o ensino se submeteu pela pandemia, e apesar de haver consciência nesta problemática, falta arranjar a solução, admitem os convidados.

Outro destaque foram as promessas de obras no edifício da AAC na Rua Padre António Vieira, com o orçamento de 200 mil euros para a primeira fase. A SJ/AAC e a tvAAC têm a sua morada no edifício, assim, esta promessa significaria uma grande mudança, e é um visto começo de boas notícias para as secções. Relativamente ao estado atual do edifício, Bruno Oliveira partilhou com a Rádio.

“São claros os problemas de infiltrações, de chuva dentro do edifício, que é vergonhoso existir. Se chove dois dias seguidos em Coimbra, nós temos o segundo piso inundado.”

Para ouvir o comentário pode acionar o podcast no topo da publicação, onde em conversa, mostram um pouco do seu trabalho, apesar dos constrangimentos provocados pela pandemia e partilham a sua opinião em temas variados que rodeiam a Associação Académica.

PARTILHAR: